Preciso fazer cirurgia de pólipos nasais, a algum risco durante esse procedimento?

3 respostas
Preciso fazer cirurgia de pólipos nasais, a algum risco durante esse procedimento?
Segue um trecho de nosso termo de consentimento, explicando alguns dos potenciais reiscos envolvidos com o procedimento:

Após a cirurgia poderão ocorrer:
DOR ­ É comum no pós­operatório, de intensidade média e de fácil controle.
HEMORRAGIA ­ Representa um risco importante nestas cirurgias. Os casos mais sérios podem necessitar transfusão sangüínea e até reintervenção cirúrgica. Hemorragias fulminantes são raras, porém descritas na literatura médica.
FÍSTULA LIQUÓRICA – Surge em casos onde ocorre a exposição da meninge durante o ato cirúrgico. É uma situação rara e quando diagnosticada no próprio ato operatório pode ser corrigida de imediato caso contrário poderá ser necessária nova intervenção cirúrgica para seu fechamento.
MENINGITE ­ É rara mas pode ocorrer quando as meninges são atingidas ou expostas.
ABSCESSO CEREBRAL e EXTRA­DURAL, e TROMBOSE DOS SEIS CAVERNOSOS ­ São muito raros e pouco descritos na literatura
médica, sendo considerado complicações graves.
OSTEOMIELITE ­ A osteomielite dos ossos em torno das cavidades nasais, com o advento da antibioticoterapia, tornou ­se muito rara.
COMPLICAÇÕES ORBITÁRIAS ­ São raras e podem ocorrer gerando processos infecciosos no olho ou cavidade orbitária como celulites, abscessos, neurite e tromboflebite do seio cavernoso. Nesses casos pode haver paralisia dos músculos do olho e até cegueira eventualmente pode ocorrer enfisema no subcutâneo (região palpebral).
OLFATO ­ Geralmente o olfato fica reduzido na presença da polipose nasal e, após a cirurgia, na maioria das vezes melhora. Em alguns casos poderá haver piora ou perda total.
RECIDIVA ­ Quando a polipose nasal é de causa alérgica geralmente há recidiva após meses ou anos. Outros processos nasais e sinusais recidivam mais raramente.
COMPLICAÇÕES DA ANESTESIA GERAL ­ Complicações anestésicas são muito raras, mas podem ocorrer e ser sérias, e devem ser esclarecidas com o anestesiologista.

Para ter uma cirurgia segura, procure uma médico otorrino que tenha título de especialista e um hospital com infraestrutura adequda.

Conte conosco. Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Por favor, leia o texto postado pelo colega Dr. Bruno Rossini em que há o termo de consentimento da ABORL-CCF.
Todas as cirurgias envolvem a possibilidade de riscos intra ou post operatórias, realize um bom risco cirúrgico, siga todas as recomendações do seu médico e terá grande chance de ser bem sucedido

Especialistas

Julia Stabenow Jorge

Julia Stabenow Jorge

Otorrino

São Paulo

Adriana Salles

Adriana Salles

Otorrino

Salvador

Ceres Bueno

Ceres Bueno

Otorrino

Goiânia

Luiza Costa Villela Ferreira

Luiza Costa Villela Ferreira

Otorrino

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Pólipos Nasais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.