Psicólogos podem dar avaliação de tdah ou somente neuropsicologo?

15 respostas
Psicólogos podem dar avaliação de tdah ou somente neuropsicologo?
Olá! Boa tarde! A avaliação do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) pode ser realizada por diferentes profissionais, incluindo psicólogos e neuropsicólogos. Ambos têm habilidades e conhecimentos que podem contribuir para uma avaliação completa e precisa. Os psicólogos são especialistas no funcionamento mental e emocional das pessoas. Eles têm treinamento para realizar entrevistas clínicas, observações e administração de testes psicológicos que ajudam a avaliar os sintomas do TDAH e seu impacto na vida diária. Eles também podem fornecer orientações sobre estratégias de manejo e tratamento.
Por outro lado, os neuropsicólogos têm uma compreensão mais aprofundada das relações entre o cérebro e o comportamento. Eles são especialmente treinados para avaliar as funções cognitivas, como atenção, memória e controle executivo, que podem ser afetadas pelo TDAH. Isso pode envolver testes neuropsicológicos específicos e análise de dados para entender melhor as necessidades individuais do paciente.
Em resumo, tanto os psicólogos quanto os neuropsicólogos podem desempenhar um papel importante na avaliação do TDAH. A escolha entre um ou outro pode depender das necessidades específicas do paciente, da disponibilidade de serviços e da abordagem preferida pelo indivíduo ou pela família. O mais importante é encontrar um profissional em quem você confie e que possa oferecer o suporte necessário para lidar com o TDAH de forma eficaz.

Ambos podem fazer a avaliação, mas também outros especialista como o psiquiatra. O psicologo e neuropsicologo podem fazer testes e entrevista para assim chegar em um diagnóstico mais preciso e o psiquiatra tem também seus meios para se chegar ao diagnótico.
Olá. Neuropsicologia é uma especialidade dentro da psicologia, logo o neuropsicólogo é um psicólogo que especializado na área. Geralmente um psicólogo especialista em outras áreas pode levantar a hipótese diagnóstica a partir de sinais e sintomas que o paciente apresenta, caso isso ocorra é indicado que seja realizada avaliação neuropsicológica para identificação precisa do transtorno a partir dos instrumentos científicos definido pelo profissional que executará avaliação.
Segundo as diretrizes do Conselho Federal de Psicologia, psicólogos têm competência para realizar avaliações relacionadas ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). No entanto, é importante destacar que uma avaliação completa e precisa do TDAH geralmente requer uma abordagem multidisciplinar. Enquanto os psicólogos podem avaliar aspectos comportamentais e emocionais relacionados ao TDAH, os neuropsicólogos avaliam as funções cognitivas e neurológicas envolvidas. Portanto, uma avaliação completa do TDAH muitas vezes requer a colaboração entre psicólogos, neuropsicólogos e outros profissionais de saúde, como psiquiatras e pediatras.
Sim, os psicólogos podem fazer o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) com base em uma avaliação clínica abrangente. Embora os médicos, como psiquiatras ou neurologistas, também possam diagnosticar o TDAH, os psicólogos são treinados para realizar avaliações psicológicas que incluem entrevistas clínicas, observações comportamentais e o uso de instrumentos padronizados, como questionários e escalas de avaliação de sintomas.

Durante a avaliação, o psicólogo pode coletar informações detalhadas sobre o histórico de desenvolvimento, comportamento, funcionamento acadêmico e social, bem como avaliar a presença de sintomas característicos do TDAH, como dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. É importante considerar também a exclusão de outros transtornos que possam apresentar sintomas semelhantes, como transtornos de aprendizagem, transtornos de ansiedade ou depressão.

Além disso, os psicólogos podem colaborar com outros profissionais de saúde, como médicos, professores e pais, para obter informações adicionais e garantir uma avaliação abrangente e precisa. Com base nos resultados da avaliação, o psicólogo pode então fornecer recomendações de tratamento adequadas, que podem incluir terapia comportamental, intervenções educacionais, suporte familiar e, em alguns casos, medicação prescrita por um médico.
Os psicólogos, incluindo os que não são especializados em neuropsicologia, estão qualificados para realizar avaliações e diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A abordagem pode variar de acordo com a formação e experiência do psicólogo. Caso haja complexidades neuropsicológicas específicas, a colaboração com um neuropsicólogo pode ser considerada. Recomendaria discutir suas preocupações e necessidades específicas com um psicólogo, que poderá orientar você no processo de avaliação e diagnóstico do TDAH. Estou aqui para apoiar e esclarecer quaisquer dúvidas que possa ter nesse caminho
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Tanto psicólogos quanto neuropsicólogos podem realizar a avaliação do TDAH, desde que sejam capacitados e especializados no diagnóstico e tratamento do TDAH. A principal diferença é que neuropsicólogo poderá trazer uma abordagem mais específica em relação às funções cognitivas e alterações neurológicas relacionadas ao TDAH.
Psicólogo pode sim fazer avaliação para TDAH e outras psicopatologias em geral. Normalmente envolve métodos diferentes do neuropsicológo, porém também são instrumentos comprovadamente eficazes!
Olá! Ambos podem dar esse diagnóstico. Vale lembrar que é importante ter uma equipe de profissionais da saúde, como psiquiatras e até neurologistas.
Espero ter ajudado!
Olá. A neuropsicologia é 1 especialização para psicólogas e psicólogos. Não são profissões distintas.
Sim, tanto o psicólogo quanto o neuropsicólogo - que é uma especialização da psicologia, podem realizar o diagnóstico de TDAH. Isso porque o diagnóstico pode ser feito clinicamente com base nos sintomas atuais e pregressos, história de vida, anamnese, evolução, prognóstico, constituição da personalidade e outros. Esses recursos instrumentais avaliativos são, na maioria, da competência do psicólogo de modo geral. A neuropsicologia faz uso deles também.
Boa tarde,
Ambos. Lembrando que o diagnóstico é clinico
A maioria dos meus pacientes chegam no atendimento, perguntando sobre o diagnostico de TDAH. A sociedade cobra muitas tarefas e normatiza a noção de tempo. Em outras palavras se fabrica ansiosos e TDAH e depois os rejeitam. As pessoas são estimuladas a não respeitarem o seu ritmo pessoal e muitos estão cansados e acelerados, por isso focar torna se uma tarefa árdua e procrastinar, algo fácil. Parece que quando somos diagnósticados temos uma resposta, mais apenas começou o trabalho, porque cada diagnóstico tem uma carga enorme de subjetividade. O psiquiatra irá necessariamente neutralizar ou congelar o sintoma, e a psicologia entende lo e ressignifica lo.
Olá! Os psicólogos podem sim dar o diagnóstico de TDAH ao longo de seus atendimentos. Esse diagnóstico assim como o do TEA é muito clínico. Baseado em observações do comportamento. Não existe um teste específico que determine tal condição. Os testes ajudam a mapear dificuldades ou mesmo facilidades mas o que determina mesmo são os atendimentos, anamnese e observações.
O que acontece, é que diante do TEA para se obter os benefícios é necessário um CID que só pode ser emitido por médico psiquiatra infantil ou neuropediatra.
Dai esses médicos costumam cobrar a avaliação neuropsicológica da criança.
O mais eficiente é o trabalho conjunto entre o psicologo e o neuropsicólogo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!