Psicopatas não sentem empatia, mas podem ter outro tipo de conexão humana? Como a simpatia por exemp
2
respostas
Psicopatas não sentem empatia, mas podem ter outro tipo de conexão humana? Como a simpatia por exemplo.
Primeiramente, o termo "psicopata" equivale ao de "transtorno de personalidade". Há muitos tipos e a maioria é empática. Apenas o psicopata "frio de emoções" ou "amoral", o que tem transtorno de personalidade antissocial é que não tem a capacidade de sentir empatia ou a tem em grau muito pequeno. "Conexão humana" é um termo amplo e vago, ficando difícil saber o que você quer dizer com ele. Relacionamentos por interesse comercial ou sexual também são "conexões humanas", por exemplo e não precisam comportar empatia. Quanto à "simpatia", também não é um termo psicológico/psiquiátrico e, na verdade, dependendo do uso, pode ser muito próximo da empatia. Mas, se sua dúvida é se um psicopata "amoral" consegue simpatizar com alguém, no sentido de achar uma pessoa agradável e, em função disto, querer se relacionar com ela, certamente pode ocorrer - sobretudo enquanto não surgir uma situação em que o psicopata precise ter empatia (por exemplo, se for contrariado pela outra pessoa por algo ir contra os interesses desta).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Psicopatas não possuem empatia, e não conseguem ter conexões humanas verdadeiras (pai-filho, marido-esposa...). Psicopatas mais graves conseguem simular alguma conexão humana porém ela não será genuína, será manipulada. Ele usa as outras pessoas para uma função predeterminada. Dar prazer, dinheiro e serem manipuladas, como se fossem um objeto.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Existem casos documentados de pessoas com deficiência intelectual leve e comorbidades como TDAH, autismo ou transtorno bipolar que tenham vivido até os 65 anos ou mais, chegando aos 70 anos de idade?
- Uma pessoa com deficiência intelectual leve pode ser diagnosticada também com transtorno de personalidade borderline e transtorno afetivo bipolar? Além disso, existe alguma forma de identificar se tem deficiência intelectual leve ou moderada sem utilizar testes cognitivos, como por exames de sangue ou…
- Esses seguintes sinais pode ser indicativo de algum transtorno de personalidade? A pessoa já é adulta e nunca namorou, não faz amizade na faculdade, circulo social muito pequeno, fica nervosa/ansiosa quando precisa se comunicar em grupos.
- Por que eu explodo de raiva e trato as pessoas mal quando sinto que estou sendo rejeitado, excluído, manipulado, e abandonado e acabo negando a culpa dos meus atos por achar que não mereço ser tratado de tal forma, e não aceitar ouvir a opinião ou conselhos achando que só os meus importam?
- Qual a diferença entre uma pessoa que tem transtorno antissocial leve, moderado e grave?
- Alguém portador do transtorno de personalidade antisocial pode ao mesmo tempo ter transtorno Opositivo desafiador?
- Uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial pode não sentir empatia por um grupo de pessoas, mas pode sentir pelo resto das pessoas?
- Por que a reação negativa das pessoas por outra sempre querer estar no seu canto?
- Qual tratamento para a personalidade antissocial?
- É possível uma pessoa com transtorno de personalidade anti social ter outros transtornos como bipolaridade e etc?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 81 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Anti-Social
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.