Quais alimentos podem favorecer o desenvolvimento de artrose artrite reumatóide?

3 respostas
Quais alimentos podem favorecer o desenvolvimento de artrose artrite reumatóide?
Alguns alimentos podem favorecer o desenvolvimento ou agravamento da artrite reumatoide e da artrose, pois estimulam processos inflamatórios no organismo. Entre eles estão açúcar refinado, carboidratos refinados, óleos vegetais refinados, frituras, fast food, carnes processadas, excesso de sal, refrigerantes e álcool. Esses alimentos podem aumentar a inflamação, contribuir para o ganho de peso, dificultar a absorção de nutrientes essenciais e piorar os sintomas articulares. Reduzir o consumo desses itens e priorizar uma alimentação equilibrada e anti-inflamatória pode ajudar a controlar a progressão das doenças e melhorar a qualidade de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Mateus Osório
Nutrólogo
São Paulo
Alguns alimentos podem favorecer o desenvolvimento ou agravamento da artrite reumatoide e artrose por estimularem processos inflamatórios no organismo. O consumo excessivo de açúcares refinados, como doces, refrigerantes e pães brancos, pode aumentar a inflamação e piorar os sintomas. Além disso, gorduras trans presentes em alimentos ultraprocessados, frituras e margarinas também contribuem para o quadro inflamatório. Carnes processadas, como salsichas, embutidos e bacon, possuem substâncias que podem desencadear reações inflamatórias. Óleos vegetais refinados, como os de soja e milho, quando consumidos em excesso, podem desbalancear a ingestão de gorduras e aumentar a inflamação no corpo. Para algumas pessoas sensíveis, o glúten também pode ser um fator agravante, além do consumo excessivo de álcool. O ideal é priorizar uma alimentação rica em alimentos anti-inflamatórios, como peixes ricos em ômega-3, frutas, vegetais, azeite de oliva e oleaginosas. Um nutrólogo pode ajudar a montar um plano alimentar específico para amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Alimentos que mais geram inflamação e podem piorar artrose e artrite reumatoide são açúcar, farinha branca, pães, massas, doces, ultraprocessados, óleos vegetais refinados como soja e milho, frituras, embutidos, leite e derivados, adoçantes artificiais e excesso de industrializados. Glúten costuma ser um gatilho importante em pessoas predispostas, principalmente por piorar o intestino, aumentar a permeabilidade intestinal e manter o sistema imune ativado, perpetuando a inflamação crônica.

Especialistas

Micheline Sulzbacher Batista

Micheline Sulzbacher Batista

Reumatologista

Santa Cruz Do Sul

Querolai Gadelha

Querolai Gadelha

Reumatologista

Porto Velho

José Sávio Menezes Parente

José Sávio Menezes Parente

Reumatologista pediátrico, Pediatra

Fortaleza

Maria Ana Vicente Guimarães

Maria Ana Vicente Guimarães

Reumatologista

Santo Antônio Da Platina

Luiz Eduardo Valente

Luiz Eduardo Valente

Reumatologista

Bauru

Oscar Ayala

Oscar Ayala

Médico clínico geral, Médico de família

Navegantes

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 268 perguntas sobre Artrite Reumatóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.