Quais os cuidados deve ter após a cirurgia de aumento de coroa? Depois da cirurgia qual o limite máximo

4 respostas
Quais os cuidados deve ter após a cirurgia de aumento de coroa? Depois da cirurgia qual o limite máximo para fazer uma restauração?
Acrescentaria à resposta da dra Cláudia, apenas que recomendo esperar no mínimo 90 dias antes da moldagem para confecção da restauração final, caso seja indireta, principalmente em áreas estéticas. Pois antes desse período o tecido ainda está sofrendo maturação e pode alterar seu posicionamento e afetar a estética da área, podendo deixar visível a margem da restauração.

Cuidados pôs operatórios normais. Não ficar no sol. Nada de exercícios físicos. Comida pastosa natural ou gelada. Nada de pimenta, sal, alimentos que vão agredir a região da cirurgia. Seu dentista irá passar um enxaguatório adequado além de medicações e orientações necessárias.
Após uma semana da cirurgia o provisório deve ser reembasado para que a gengiva cicatrize direitinho naquela região, tomando a forma do dente definitivo. O preparo final restaurador deve ser realizado num prazo de 8 a 10 semanas após a cirurgia, para dar tempo de haver a cicatrização e maturação do tecido conjuntivo, inserção epitelial e sulco gengival. Sempre respeitando o espaço biológico.
A cirurgia de aumento de coroa clínica é uma pequena plástica e o maior cuidado que se deve ter é o de manter a área bem higienizada. Sem uma higiene adequada, a região irá cicatrizar de forma desorganizada e gerar dor e sangramento pós-operatório. Os demais cuidados são os comuns a todas as cirurgias orais, tais como não se expor a fontes de calor, fazer alimentação líquida e/ou pastosa, fria e/ou gelada, não fazer exercícios físicos, etc. É importante enfatizar que cada cuidado deve ser determinado pela complexidade do procedimento feito pelo cirurgião e só a pessoa que lhe operou, pode lhe orientar da forma mais adequada. Com relação ao tempo máximo, este não existe, pois um aumento de coroa realizado dentro da técnica, é definitivo e não fará com que a gengiva volte a crescer. Aconselho aguardar, como tempo mínimo para a moldagem de uma restauração não estética, o período de 45 dias e em caso de restaurações em áreas estéticas, o tempo de seis meses.
Colocar bolsa de gelo sobre a face durante 10 minutos, repetir este procedimento de 4 a 5 vezes ao dia;
Manter a higiene bucal de dentes e tecidos moles (escovando com cuidado para não machucar o local da cirurgia). Ao fim da escovação, lave a boca com água, sem bochechar e sem cuspir. (Deixe a água escorrer da boca);
Sua alimentação deve ser líquida e gelada (vitaminas, sucos, iogurtes, sorvetes e etc...);
Falar o mínimo possível e evitar ao máximo cuspir (para evitar o estímulo ao sangramento);
Em caso de sangramento, morder compressa de gaze sobre o local da cirurgia por 10 minutos;
Durma com a cabeça mais elevada que o normal;
Evite expor-se ao sol, à qualquer fonte geradora de calor e atividade física (nos 3 primeiros dias.);
Não fazer nenhum tipo de bochecho por 48 horas;
Aplicar no local da cirurgia 3x ao dia Periokin gel, Noplak max gel ou perioxidin gel com auxílio de um cotonete no período de 1 semana.
Após 7 a 10 dias é de fundamental importância fazer o reembasamento do dente provisório, para evitar que a gengiva volte a crescer além do desejado.
Para a reabilitação definitiva, vai depender da região operada e da maturação dos tecidos.