Quais os sintomas de esquizofrenia leve?

3 respostas
Quais os sintomas de esquizofrenia leve?
Dra. Vera Pelizzari
Psicólogo
São Paulo
A Esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico que tem como característica a alteração cerebral, com dificuldade correto da realidade, com produção de pensamentos simbólicos, abstratos. É uma doença crônica, que exige tratamento por toda vida.

Alguns são fatores são gatilhos importantes, como histórico famíliar, exposição a toxinas, vírus etc, durante a gestação, hipoxia neonatal, genitores de idade avançada, uso de maconha, tabagismo, etc.
Pela dificuldade em se reconhecer doente, a família deverá se encarregar do tratamento. Os especialistas que poderão diagnosticar são: Clínico Geral, Psiquiatra, Psicólogo.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Lislie Schoenstatt Abram Oliveira Gomes Bergantin
Médico de família, Psiquiatra
Rio de Janeiro
Os sintomas da esquizofrenia são alucinações, delírio, embotamento afetivo, dificuldade de socialização, dificuldade para manter os afazeres do dia-a-dia, prejuízo no trabalho. Caso desconfie desse diagnóstico procure um psiquiatra para iniciar tratamento.
Dra. Cynthia Lacerda de Almeida
Psiquiatra
São Paulo
Olá, a esquizofrenia é uma doença crônica e existem alguns sub tipos alguns mais graves e de pior prognóstico como a esquizofrenia Hebefrenica que geralmente inicia em pacientes mais jovens e o paciente apresenta uma desorganização no comportamento, importante isolamento e pior resposta ao tratamento. Há também a esquizofrenia Paranoide esta tem melhor evolução e resposta ao tratamento. Quando você pergunta sobre esquizofrenia leve acredito que esteja se referindo a paranoide. Neste caso durante a fase ativa da doença o paciente tende a ficar desconfiado, pode apresentar alucinações auditivas algumas vezes ficam agitado pois agem em função do delírio. Mas neste tipo de esquizofrenia os pacientes tendem a ter boa resposta e por se tratar de uma doença crônica com acompanhamento regular pode ter uma vida tranquila.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Larissa Rios

Larissa Rios

Psiquiatra

Porto Alegre

Sílvia Helena Santana

Sílvia Helena Santana

Psiquiatra

Recife

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Ivany Furtado

Ivany Furtado

Psicólogo

Navegantes

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 496 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.