Quais profissionais pode realizar a técnica de ventosaterapia?

7 respostas
Quais profissionais pode realizar a técnica de ventosaterapia?
O mais habitual de usar essa técnica é o fisioterapeuta .

Ao meu ver, o fisioterapeuta é o profissional mais indicado para usar este recurso.
Dentro da formação em Acupuntura (que é uma formação multiprofissional), todos os profissionais estudantes e aspirantes à acupuntura utilizam técnicas de ventosaterapia. Mas, claro, varia muito do objetivo da utilização da técnica. Existem técnicas de liberação miofascial, por exemplo, que pode utilizar a ventosaterapia, neste caso, o mais indicado para tal é fisioterapeuta.
Na verdade, a ventosaterapia é uma técnica e não uma profissão. Portanto, qualquer profissional da saúde, com estudo apropriado, pode utilizar a técnica.
No meu ver, qualquer profissional da saúde habilitado a esta técnica. Na formação de acupuntura, estuda-se esta técnica, para sua aplicação.
Olá, um médico acupunturista. Cuidar de doenças sempre primeiro procure um médico
Olá. Somente por médico acupunturista porque é preciso ter a indicação correta para o uso conforme o diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa e nunca ventosas devem ser utilizadas isoladamente e sim, quando há indicação, após a realização de acupuntura sistêmica.