Quais são as diferenças da "Inteligência Limítrofe" para o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual

2 respostas
Quais são as diferenças da "Inteligência Limítrofe" para o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (Deficiência Intelectual) “LEVE” intelectual no trabalho?
A principal diferença entre inteligência limítrofe e deficiência intelectual leve no contexto do trabalho está no nível de autonomia e na forma como as limitações cognitivas se manifestam. Pessoas com inteligência limítrofe geralmente conseguem realizar tarefas práticas, seguir instruções e manter rotinas com algum grau de independência, embora precisem de mais tempo, repetição e suporte em situações complexas ou abstratas. Já aquelas com deficiência intelectual leve costumam apresentar limitações mais consistentes em aprendizado, adaptação a mudanças, planejamento e resolução de problemas, necessitando de supervisão mais frequente e apoio estruturado para tarefas mesmo relativamente simples. Em ambos os casos, intervenções adaptativas, treinamento prático e acompanhamento próximo favorecem desempenho funcional, mas o grau de autonomia e a necessidade de suporte contínuo tendem a ser maiores na deficiência intelectual leve.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem?
A Inteligência Limítrofe refere-se a um funcionamento cognitivo situado no limite inferior da média, sem comprometimento estrutural da simbolização. No trabalho, o sujeito tende a apresentar dificuldades de abstração, planejamento e autonomia, mas consegue aprender, adaptar-se e se sustentar quando há enquadre, repetição e reconhecimento simbólico. As dificuldades costumam se intensificar diante da angústia, da pressão ou de exigências excessivas do Outro.

Já o Transtorno do Desenvolvimento Intelectual leve implica um rebaixamento estrutural das funções cognitivas e adaptativas, com impacto mais consistente na simbolização, na generalização de aprendizados e na autonomia laboral. No trabalho, há necessidade de tarefas concretas, previsíveis e suporte contínuo; as limitações persistem mesmo em contextos emocionalmente estáveis.

Em síntese: na Inteligência Limítrofe, o entrave no trabalho é frequentemente dinâmico e relacional; no TDI leve, é estrutural e adaptativo.

Especialistas

Luís Henrique Domingues

Luís Henrique Domingues

Psicólogo

Itajaí

Cristiane Dactes

Cristiane Dactes

Psicólogo

Salvador

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1275 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.