Quais são as possíveis causas de problemas psicomotores nas pessoas?

23 respostas
Quais são as possíveis causas de problemas psicomotores nas pessoas?
podem ser as mais variadas, desde questões relacionadas à motricidade, à afetividade, à cognição, à neurofisiologia do corpo, enfim, um distúrbio psicomotor pode ter origem, por exemplo, em doenças metabólicas, questões genéticas, infecções, traumatismos, entre outras causas. É preciso estar atento aos sinais e buscar ajuda tão logo surjam. Espero ter ajudado.

Variaaaas causas! Desde disfunções orgânicas até transtorno de ansiedade. Primeiramente deve-se consultar um médico para exames orgânicos. Se nada for comprovado, uma avaliação psicológica pode te ajudar.
São várias as causas que desencadeiam problemas psicomotores, seria interessante buscar uma avaliação médica para traçar uma estratégia efetiva de intervenção.
Olá! A psicomotricidade envolve diferentes áreas, como a coordenação motora global, coordenação motora fina, organização temporal, organização espacial e lateralidade. As causas de problemas ou dificuldades em uma dessas áreas podem ser várias, como disfunções cerebrais, deficiências ou mesmo fatores emocionais. Para chegar a conclusão que são transtornos emocionais é necessário descartar qualquer causa orgânica, por isso oriento em primeiro lugar procurar um médico. Espero ter ajudado!
Ola!
Os distúrbios psicomotores estão interligados aos transtornos afetivos. Há que se ressaltar que as crianças são atingidas em sua totalidade, o que pode acarretar em vários aspectos, como aqueles referentes à atenção, comportamento, lateralidade, noção de espaço-tempo, etc.
Varias causas podem fazer eclodir problemas psicomotores, dentre elas, distúrbio neurocomportamental, deficiência física. O problema psicomotor é uma das causas de dificuldade de aprendizagem. Sugiro procurar um neurologista e após avaliação por esse profissional, provável, que o mesmo a encaminhará para um psicólogo. Boa sorte.
Olá
Poderia exemplificar mais a sua pergunta?
Pois é muito ampla, sabendo que várias causas podem dar problemas psicomotores por isso falei de exemplos mais específico para esta sua questão.
Precisa de uma avaliação tanto médica como psicológica para tal problema.
Se cuida .
Olá as causas múltiplas então seria necessário você nos informar qual a sua dúvida específica.E como alguns já informaram é necessário uma avaliação multidisciplinar ( médica e psicóloga)
Várias, neurológicas, ansiedade, ....tem que ser mais específico, mas em todo caso nada supera uma consulta com seu médico

Att.
Eduardo
Olá... É difícil responder a uma pergunta quando esta não é delimitada. Da forma como você explicitou sua dúvida, a resposta acaba sendo ampla e não responde de fato o que você precisa. Conforme já exposto por outros profissionais, as causas podem ser as mais variadas possíveis, desde problemas neurológicos até os psicológicos. Dessa forma, é importante buscar ajuda em uma avaliação médica, no caso, sugiro neurologista. Esse/a profissional indicará a terapêutica adequada e se contemplar fatores emocionais, certamente fará as indicações necessárias.
Zeína
Minha dica, já que não deu muitos dados. Procure um Neurologista é um Neuropsicólogo.
Provavelmente após avaliação terá q fazer um tratamento multidisciplinar, que envolve desde psicologia, psicopedagogia, medicina e psicomotricista.
Boa sorte!
Bom dia!
Distúrbio psicomotor é relacionado com problemas que envolve a pessoa em sua totalidade, ou seja, problemas emocionais, físicos, intelectuais. Os sintomas mais comuns estão associados ao esquema corporal, lateralidade, orientação espacial e temporal, comportamento, atenção, ritmo e retardos. É difícil de ser diagnosticado. Procure um bom especialista.
Olá!! So investigando mesmo!!
São inúmeras as possibilidades e o melhor é conversar com um profissional da área!
Não deixe de procurar ajuda!!
Boa sorte!!
Vários. Não há resposta pronta pra essa pergunta.
Como foi dito, são inúmeras as causas de problemas psicomotores. Eles podem ser de origem genética, degenerativa, adquirida por lesão, enfim. É importante que busque a avaliação de um(a) neurologista que faça uma avaliação neurofisiológica e um(a) neuropsicólogo(a) capaz de avaliar as funções cognitivas.
Os distúrbios psicomotores podem aparecer em diversas situações que sejam provenientes de algum transtorno emocional ou não. Importante Avaliação médica (Ex; neurologista) e avaliação neuropsicológica, com neuropsicólogo.
Há várias formas! Geralmente em decorrência de alguma lesão, trauma ou patologias físicas e/ou psicológicas. É importante buscar avaliação de um médico especialista, neurologista, neuropsicólogo, para avaliação.
Existem muitas causas para os distúrbios psicomotores, seja em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os problemas podem estar ligados à transtornos emocionais, lesões cerebrais, doenças metabólicas e genéticas.
É importante compreender quando estas dificuldades iniciaram-se e como se constitui atualmente. A psicomotricidade envolve a coordenação dos movimentos amplos do corpo (como correr, pular, dançar), motor fino (movimento das mãos e dedos), coordenação espacial (envolve relação do corpo com o ambiente), coordenação temporal (envolve ritmo: rápido e lento) e lateralidade (reconhecimento de direita e esquerda). Uma vez comprometidas, estas necessitarão de uma investigação Psicológica e/ou, Médica e um trabalho de Reabilitação que promova a funcionalidade da(s) área(s) afetada(s).
Segundo estudos, as principais causas do atraso psicomotor podem ser divididos em dois grandes eixo: origem ambiental e origem genética. As causas ambientais são desnutrição, distúrbios motores, Encefalopatia hipóxico isquêmico, Microcefalia secundária à radiação ionizante, Taxoplasmose congênita, entre outros. As causas genéticas investigadas são Síndrome de Down, Síndrome de Weaver, Neurofibromatose, entre outros.
Bom dia, problemas associados a psicomotricidade podem ser vistos através de: atraso, déficits e perca nas motricidades fina grossa e na capacidade de lateralização. A causa de problemas psicomotores são de ordem de lesões adquiridas no decorrer do desenvolvimento do paciente ou como carga genética, sendo sua base de disfunção no sistema nervoso central e ou periférico e que o acompanhamento medico é fundamental por meio diagnostico medico e intervenção bem como auxilio de fisioterapia e acompanhamento psicológico, sendo esses profissionais recrutados dependendo do prejuízo ocasionado pela condição, Obrigado.

Sua pergunta é difícil de ser respondida. Há necessidade de uma investigação bem mais ampla. Procure um médico e um psicólogo para o acompanhamento e a orientação mais assertiva.
Olá
Problemas psicomotores podem se relacionar com desenvolvimento de motricidade na infância, questões neuronais, questões psíquicas, situações traumáticas, enfim, são muitas variantes.
Importante buscar uma avaliação médica ou com psicomotricista.
Olá
Então, quando falamos de questões relacionadas a psicomotricidade, são muitas as possíveis causas. O disgnóstico pode ser fechado por alguns profissionais a depender da natureza do disturbio psicomotor, e a intervenção deve ser realizada por profissionais com especialização em psicomotricidade.

Espero ter ajudado.