Quais são os primeiros sintomas de demência? É hereditária?

7 respostas
Quais são os primeiros sintomas de demência? É hereditária?
Existem diversos tipos de demência: Demência Frontotemporal, Demência com corpos de Lewy, Demência Vascular, entre outras. Por consequência, acarretam sintomas característicos. De modo geral, a demência está associada a perda gradual da cognição, ou seja, capacidade de memorização, aprendizado e concentração. Acarretando prejuízos sociais e psicológicos. É importante consultar-se com um profissional da área da psiquiatria e psicologia. Pois esse quadro clínico requer uma mudança na dinâmica de vida e, para isso, é necessário a ajuda de profissionais.

Olá, de maneira geral entende-se demência como uma síndrome de declínio cognitivo-comportamental que se manifesta pelo comprometimento, de pelo menos, duas funções mentais, como por exemplo: memória e linguagem. A intensidade do declínio cognitivo deve comprometer a autonomia e atividades diárias do individuo.
Como já citado pelo meus colegas, existem vários tipos de demência, de forma mais geral podemos classifica-las em dois grupos: 1) demência neurodegenerativas e 2) não degenerativas. O primeiro grupo refere-se as demências de alzheimer, de corpos de Lewy e fronto temporal. O segundo grupos são as demências secundárias a outras doenças, como a demência vascular, demência de Parkinson, etc.
Como existem diferentes tipos de quadros demenciais os primeiros sintomas são diferentes em cada uma delas. Vale ressaltar também que nenhuma causa isolada é determinante para o desenvolvimento de quadro demenciais.
Espero ter esclarecido sua dúvida!
Oi!
Se você estiver se referindo ao tempo de vida inicial do indivíduo, sugiro substituir o termo Demência pelo Transtorno de Desenvolvimento. Onde durante os primeiros anos de vida algum ou alguns sinais de dificuldades adaptativas poderão se manifestar. Por isto (também) a importância do acompanhamento mensal de um pediatra. Mas se estiver se referindo a um indivíduo já formado que apresenta comportamento diferenciado, não habitual, é importantíssimo avaliação médica neurológica porque o problema de ordem cognitiva poderá estar relacionada a fatores orgânicos sendo hereditários ou não.
Espero ter ajudado.
Abraços
Conforme explicado pelo meu colega acima, a demência é um termo utilizado por descrever um grande número de doenças causadas por declínio progressivo de perda de memória, raciocínio, capacidade intelectual e habilidades sociais. Como há um vasto grupo de doenças com essas características, algumas podem ser hereditárias, enquanto outras não. Portanto, é muito importante procurar a orientação e diagnóstico de profissionais qualificados no assunto.

Abraço!
Prezado(a)!
Para se obter um diagnóstico preciso e consistência para esta investigação cognitiva è preciso fazer uma Avaliação Neuropsicologica. Sendo assim irá verificar qual o tipo de demência e qual grau o paciente se encontra, juntamente com imagens computadorizadas e equipe multidisciplinar.
Atenciosamente!
Monica Araujo
Neuropsicóloga .
Os sintomas são geralmente graduais, o indivíduo vai tendo perdas cognitivas e comportamentais, com diminuição progressiva da autonomia. Mas atenção: é importante ressaltar que só o déficit cognitivo (por exemplo: dificuldades de memória), não caracteriza um processo demencial, além das alterações cognitivas é necessário que haja comprometimento funcional, que engloba desde o auto cuidado até o manejo das questões de vida diária como dinheiro, ir sozinho a locais, tomada de decisões entre outras demandas do dia a dia. As pesquisas apontam que há um componente genético envolvido que atua como um fator de risco, porém, não determinante.
Existem vários tipos de demência, algumas sao hereditárias e outras não. Mas mesmo as hereditárias, segundo alguns estudos atuais, podem ser adiadas através de praticas de vida saudáveis (controle metabólico adequado, exercicios fisicos e mentais). A demência trata-se de uma perda gradual de funções cerebrais que se caracterizam por : perda de memória, alteração de raciocínio, linguagem, comportamento e personalidade que impactam na qualidade de vida da pessoa.Quando há suspeita de demência ou de um comprometimento cognitivo qualquer deve-se procurar um médico neurologista, realizar exames de imagem e passar por uma avaliação neuropsicológica para que se possa avaliar se realmente existe uma demencia instalada e o grau em que se encontra.A Abraço.