Quais são os primeiros sintomas de demência? É hereditária?

7 respostas
Quais são os primeiros sintomas de demência? É hereditária?
Existem diversos tipos de demência: Demência Frontotemporal, Demência com corpos de Lewy, Demência Vascular, entre outras. Por consequência, acarretam sintomas característicos. De modo geral, a demência está associada a perda gradual da cognição, ou seja, capacidade de memorização, aprendizado e concentração. Acarretando prejuízos sociais e psicológicos. É importante consultar-se com um profissional da área da psiquiatria e psicologia. Pois esse quadro clínico requer uma mudança na dinâmica de vida e, para isso, é necessário a ajuda de profissionais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, de maneira geral entende-se demência como uma síndrome de declínio cognitivo-comportamental que se manifesta pelo comprometimento, de pelo menos, duas funções mentais, como por exemplo: memória e linguagem. A intensidade do declínio cognitivo deve comprometer a autonomia e atividades diárias do individuo.
Como já citado pelo meus colegas, existem vários tipos de demência, de forma mais geral podemos classifica-las em dois grupos: 1) demência neurodegenerativas e 2) não degenerativas. O primeiro grupo refere-se as demências de alzheimer, de corpos de Lewy e fronto temporal. O segundo grupos são as demências secundárias a outras doenças, como a demência vascular, demência de Parkinson, etc.
Como existem diferentes tipos de quadros demenciais os primeiros sintomas são diferentes em cada uma delas. Vale ressaltar também que nenhuma causa isolada é determinante para o desenvolvimento de quadro demenciais.
Espero ter esclarecido sua dúvida!
Oi!
Se você estiver se referindo ao tempo de vida inicial do indivíduo, sugiro substituir o termo Demência pelo Transtorno de Desenvolvimento. Onde durante os primeiros anos de vida algum ou alguns sinais de dificuldades adaptativas poderão se manifestar. Por isto (também) a importância do acompanhamento mensal de um pediatra. Mas se estiver se referindo a um indivíduo já formado que apresenta comportamento diferenciado, não habitual, é importantíssimo avaliação médica neurológica porque o problema de ordem cognitiva poderá estar relacionada a fatores orgânicos sendo hereditários ou não.
Espero ter ajudado.
Abraços
Conforme explicado pelo meu colega acima, a demência é um termo utilizado por descrever um grande número de doenças causadas por declínio progressivo de perda de memória, raciocínio, capacidade intelectual e habilidades sociais. Como há um vasto grupo de doenças com essas características, algumas podem ser hereditárias, enquanto outras não. Portanto, é muito importante procurar a orientação e diagnóstico de profissionais qualificados no assunto.

Abraço!
Prezado(a)!
Para se obter um diagnóstico preciso e consistência para esta investigação cognitiva è preciso fazer uma Avaliação Neuropsicologica. Sendo assim irá verificar qual o tipo de demência e qual grau o paciente se encontra, juntamente com imagens computadorizadas e equipe multidisciplinar.
Atenciosamente!
Monica Araujo
Neuropsicóloga .
Os sintomas são geralmente graduais, o indivíduo vai tendo perdas cognitivas e comportamentais, com diminuição progressiva da autonomia. Mas atenção: é importante ressaltar que só o déficit cognitivo (por exemplo: dificuldades de memória), não caracteriza um processo demencial, além das alterações cognitivas é necessário que haja comprometimento funcional, que engloba desde o auto cuidado até o manejo das questões de vida diária como dinheiro, ir sozinho a locais, tomada de decisões entre outras demandas do dia a dia. As pesquisas apontam que há um componente genético envolvido que atua como um fator de risco, porém, não determinante.
Existem vários tipos de demência, algumas sao hereditárias e outras não. Mas mesmo as hereditárias, segundo alguns estudos atuais, podem ser adiadas através de praticas de vida saudáveis (controle metabólico adequado, exercicios fisicos e mentais). A demência trata-se de uma perda gradual de funções cerebrais que se caracterizam por : perda de memória, alteração de raciocínio, linguagem, comportamento e personalidade que impactam na qualidade de vida da pessoa.Quando há suspeita de demência ou de um comprometimento cognitivo qualquer deve-se procurar um médico neurologista, realizar exames de imagem e passar por uma avaliação neuropsicológica para que se possa avaliar se realmente existe uma demencia instalada e o grau em que se encontra.A Abraço.

Especialistas

Luize Dantas Carvalho Costa

Luize Dantas Carvalho Costa

Psicólogo

Salvador

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 111 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.