Quais são os sintomas da esquizofrenia paranóide?

2 respostas
Quais são os sintomas da esquizofrenia paranóide?
Boa tarde!
A esquizofrenia é uma patologia psiquiátrica de importante predisposição genética e pode ser desencadeada pelo uso de drogas. A doença tem curso crônico com episódios de agudização. Nessas fases, podem florescer pensamentos delirantes e alucinações, com comprometimento do juízo crítico da realidade (surto psicótico).
Segundo a Classificação internacional de Doenças (CID 10), a Esquizofrenia Paranoide se caracteriza essencialmente pela presença de ideias delirantes relativamente estáveis, frequentemente de perseguição, em geral acompanhadas de perturbações das percepções.
Quanto maior a frequência dos surtos psicóticos, mais rapidamente estes levam o paciente ao comprometimento das esferas psíquicas como afeto, sociabilidade e cognição por meio de mecanismo de neurodegeneração.
O tratamento desse transtorno é realizado principalmente com medicações chamadas antipsicóticos.
Espero ter ajudado!
Christina.

Olá. Vou tentar te explicar de uma maneira simples. A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico. Geralmente as pessoas não percebem quando começa, pois no início os sintomas são muito parecidos com uma "tristeza e isolamento". A pessoa começa se isolando, não gosta mais de sair de casa, vai perdendo amigos, passa a maior parte do tempo sozinha (no quarto por exemplo), parece ser mais tímida e na escola costuma iniciar uma perda de rendimento (não vai tão bem quanto antes). Geralmente o diagnóstico é feito quando ocorre o que se chama de primeiro surto. Nele aparecem sintomas chamados positivos (pense assim, algo que eu não tinha e a doença colocou). Podem ser alucinações, geralmente vozes. Não um pensamento somente, mas a pessoa tem a nítida sensação de uma voz "em seu ouvido". Ideias de estar sendo perseguido (delírios), ideias de que alguem o controla, que roubam seu pensamento, etc. Coloco aqui o link de um bom livro sobre o assunto: http://a.co/d/dpEDOsq
Um abraço