Quais são os tipos de problemas de memória no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?

3 respostas
Quais são os tipos de problemas de memória no Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
No Transtorno de Personalidade Borderline, os problemas de memória estão relacionados principalmente à forma como as experiências emocionais são processadas, e não a déficits cognitivos permanentes. Entre os tipos mais comuns estão a lembrança fragmentada de eventos traumáticos, em que detalhes neutros ou contextuais se perdem enquanto a carga afetiva permanece intensa; a dificuldade de diferenciar passado e presente, levando a reviver memórias como se estivessem ocorrendo agora; e o viés de memória negativa, em que experiências dolorosas são mais facilmente recordadas do que eventos neutros ou positivos. Também podem ocorrer esquecimentos temporários ou dissociações durante crises emocionais intensas, quando a atenção está completamente absorvida pela emoção. A psicoterapia atua ajudando a organizar, simbolizar e integrar essas memórias, promovendo maior clareza e regulação emocional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os problemas de memória no TPB geralmente envolvem lembranças muito carregadas de emoção, recordações fragmentadas, dificuldade em organizar a sequência dos fatos e maior fixação em experiências negativas, especialmente ligadas a vínculos importantes.
Na Terapia Cognitivo-Comportamental, compreende-se que os problemas de memória no Transtorno de Personalidade Borderline não estão ligados a um déficit intelectual, mas à forma como experiências emocionalmente intensas são processadas e armazenadas.

É comum observar memórias emocionais negativas mais acessíveis, especialmente aquelas associadas a rejeição, abandono ou conflitos interpessoais, pois ativam esquemas cognitivos desadaptativos. Essas memórias tendem a ser relembradas com alta carga emocional, dificultando sua ressignificação.

Também podem ocorrer memórias fragmentadas ou pouco organizadas, resultado de altos níveis de estresse emocional no momento da experiência, além de memória estado-dependente, em que o humor atual influencia quais lembranças são acessadas.

Em alguns casos, especialmente quando há histórico de trauma, podem surgir respostas dissociativas, com sensação de distanciamento ou lapsos de memória.

A TCC atua ajudando o paciente a identificar pensamentos automáticos ligados a essas lembranças, reorganizar cognitivamente as experiências e desenvolver estratégias de regulação emocional, reduzindo o impacto dessas memórias no funcionamento atual.

Especialistas

Tatiana de Faria Guaratini

Tatiana de Faria Guaratini

Psicólogo

Ribeirão Preto

Lilian Gonçalves

Lilian Gonçalves

Psicólogo

São Paulo

Camila Goularte

Camila Goularte

Psicólogo

Criciúma

Renata Henriques Frujuelle

Renata Henriques Frujuelle

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2518 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.