Quais são principais causas da demencia?

6 respostas
Quais são principais causas da demencia?
Olá!
A demência é um declínio cognitivo e/ou comportamental crônico e muitas vezes progressivo, dependendo das causas observadas pela história clínica e história de vida do paciente.
As demências que ocorrem por processos infecciosos, falta de vitaminas ou alterações hormonais, são tratáveis. Por isso, quando há queixas relatadas pela família e paciente, é importante que sejam investigados esses fatores para identificar se há alguma alteração.
As demências degenerativas tem grande incidência na população idosa e, seus principais fatores de risco são a herança genética, doença vascular, fatores ambientais, sedentarismo, pouca estimulação cognitiva.
No entanto, isso não é uma regra, mas são indícios de que alguns fatores que podem desencadear um processo demencial.
Atualmente, pesquisas demonstram que é possível realizar um trabalho preventivo para evitar ou prorrogar o aparecimento demências.
Exercício físico, alimentação balanceada, treinamento cognitivo e vida social são fundamentais

Boa noite.
As demências podem ser divididas em dois grandes grupos. No primeiro encontram-se aquelas que têm uma causa conhecida e são potencialmente reversíveis, como por exemplo doenças da tireoide, deficiências vitamínicas e infecções. O segundo grupo é formado pelas demências irreversíveis ou evolutivas, como a Doença de Alzheimer, a demência frontotemporal e a demência vascular. Além destes dois grupos, é importante lembrarmos que algumas doenças psiquiátricas, como a depressão, podem apresentar sintomas semelhantes àqueles presentes nas demências, sendo um importante diagnóstico diferencial.
As demências degenerativas tem como principal sintoma, a pessoa não conseguir fazer as coisas que fazia anteriormente ou seja não ser mais funcional Existem baterias de testes a serem aplicados pelo Neurologista ou profissional especializado em demencia para dar esse diagnóstico . Existe um estágio anterior a demencia o comprometimento cognitivo leve. nesta fase é possível prevenir ou atrasar os sintomas das demências. Procure um consultório ou profissional especializado .
Estudos apontam que há fatores de risco que contribuem p os processos demenciais: baixa escolaridade e idade avançada; risco cardiovascular e fatores neuropsiquiátricos como a depressão e isolamento social. Ao invés de pensarmos nas causas talvez seja interessante focar nos fatores de proteção para o declínio cognitivo entre os quais destaco: atividades físicas, novas aprendizagens, relações interpessoais; atividades sociais inclusive trabalho voluntário; qualidade do sono adequada e cuidados c a saúde mental.
Prezados!
A demência deverá ser investigada por uma equipe de profissionais especializados para uma investigação cognitiva através de uma Avaliação Neuropsicológica.
A demência se trata de uma síndrome onde ocorre o declínio progressivo e global de memória e outras funções cognitivas.(linguagem, funções executivas). Pode ser não degenerativa se de origem metabólica, trauma, AVC , tumores, nutricional etc. ou degenerativa (as não degenerativas tem origem no próprio cerebro). Estudos indicam que multiplos fatores auxiliam na instalação de uma demência degenerativa. Hereditariedade, reserva cognitiva (numero de conecções neurais adquiridas pelo estudo por exemplo), As demências vasculares podem se instalar devido a quadros metabolicos, estilo de vida sedentário, etc. Alguns estudos sugerem que uma melhor qualidade de vida (alimentaçào, sono, exercicios regulares, etc) , bem como estudos e leitura, poderiam evitar ou atrasar na instalação de um quadro demencial. Estudos mais recentes apontam como causa da demencia uma inflamação cerebral, falha nas celulas de limpeza do cerebro que ocasionam deposito indevido de proteinas, etc. Enfim são muitas teorias e multiplos fatores, até porque existem vários tipos de demência. Espero ter ajudado. Encontro-me a disposição. Abraço.