Qual a diferença de diazepan injetável aplicado intra venosa ou intra muscular? Se a aplicação for i

1 respostas
Qual a diferença de diazepan injetável aplicado intra venosa ou intra muscular? Se a aplicação for intra muscular, qual seus efeitos errática? Existe algum risco intramuscular?
Olá. A resposta para sua pergunta vai ser dar através do conhecimento da farmacologia, mais especificamente da farmacocinética, do medicamento. Antes de tudo, o Diazepam é um ansiolítico que está disponível em comprimido e ampola, ou seja, pode ser administrado tanto via oral, quanto via parenteral (na veia ou intramuscular). A principal diferença está no início de ação da medicação (via oral demora mais para começar a fazer seu efeito).

Infelizmente, algumas apresentações mais antigas do fármaco em ampola foram desenvolvidas somente para administração na veia, e não devem ser administrados no músculo. Essas apresentações também não devem ser diluídas em soluções critalóides, e sim lipídicas (advinha onde tem lipídio no nosso corpo e que serve como solvente??? No nosso sangue! Assim sendo, deve ser diluído no próprio sangue do paciente).

Geralmente, usamos o Diazepam parenteral em situações específicas, como crises convulsivas em situação de pronto socorro, e a intenção é que tenhamos efeito rápido da medicação. Aplicar esta medicação durante essas emergências no músculo não vai nos dar o efeito que gostaríamos (cessar a crise convulsiva, por exemplo), pois seu tempo de início de ação se torna incerto. O que acontece normalmente após crises convulsivas é: os pacientes evoluem com sonolência (período pós-ictal), e isto é normal. Muitas vezes a administração da medicação intramuscular, pelo seu efeito sedativo, pode prolongar este período pós-ictal por mais tempo do que previsto, não só não auxiliando no cessar da crise inicial, mas prejudicando a avaliação pós evento, podendo gerar inúmeros prejuízos clínicos. A isso chamamos de efeitos erráticos.

Vou te falar um risco do uso de medicação intramuscular: DOR. Outro risco (evitar em pacientes com distúrbio da coagulação): hematoma.

Espero que tenha ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 281 perguntas sobre Diazepam
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.