Qual a diferença entre o Lorazepam e o Alparazolam?

2 respostas
Qual a diferença entre o Lorazepam e o Alparazolam?
Olá. Ambos pertencem a uma classe chamada de "benzodiazepínicos". Também fazem parte dela o rivotril e o diazepam. A diferença principal tem a ver com o tempo de ação no organismo. Alprazolam e Lorazepam agem rápido, porém, por menos tempo (o lorazepam, ainda menos). Além disso, o lorazepam é mais seguro para quem tem algum tipo de comprometimento no fígado. Cabe lembrar que todas as medicações desse grupo, se usadas de forma incorreta e por um período desnecessário, podem causar dependência. Quanto menor o tempo de ação da droga, maior o risco disso acontecer. Então nunca se automedique e procure um psiquiatra para que seu caso seja avaliado e para que uma conduta correta e segura possa ser estabelecida. Abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O lorazepam e o alprazolam são remédios da mesma classe, os benzodiazepínicos, usados para tratar ansiedade e outros problemas. A principal diferença é que o alprazolam age mais rápido e é mais potente, sendo mais indicado para crises de ansiedade intensas ou pânico. Porém, justamente por isso, tem maior risco de causar dependência. Já o lorazepam tem um efeito mais estável e dura um pouco mais no organismo, sendo mais utilizado para tratar ansiedade de forma contínua ou problemas como insônia e abstinência alcoólica. Além disso, o lorazepam é menos afetado pelo funcionamento do fígado, o que pode ser melhor para idosos ou pessoas com doenças hepáticas. Em geral, o alprazolam pode ser mais viciante e difícil de parar, enquanto o lorazepam tende a ter um risco um pouco menor de dependência.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 105 perguntas sobre Apraz
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.