Qual a diferença entre psiquiatria e neuropsiquiatria?

4 respostas
Qual a diferença entre psiquiatria e neuropsiquiatria?
A psiquiatria trata de doenças mentais como: depressão, esquizofrenia, etc.
Já a neuropsiquiatria é a junção das funções de neurologia e psiquiatria em um único profissional com a função de tratar de problemas como: epilepsia, síndromes genéticas, comportamentos pós traumatismos cranianos, etc.

O neuropsiquiatra tem uma atuação mais abrangente entre neurologia e psiquiatria. Trata então distúrbios neurológicos e psiquiátricos. Também é um campo de estudo entre a neuropsicologia e a psicopatologia. Trata distúrbios estruturais do sistema nervoso, enquanto o psiquiatra se ocupa mais com as subjetividades e doenças da mente. São olhares diferentes e muito sobrepostos.
Olá! A psiquiatria lida com a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, tais como depressão, esquizofrenia, bipolaridade,ansiedade etc.Mas existem momentos que se faz necessário unir a psiquiatria e neurologia, que foi denominada "neuropsiquiatria". Podemos destacar situações clínicas como, dores de cabeça associadas a alterações de humor, epilepsias com mudanças no comportamento, alterações do comportamento pós-traumatismo crânio-encefálico,transtorno obsessivo-compulsivo, tiques motores e vocais. A neuropsiquiatria vai tratar dos distúrbios estruturais do sistema nervoso central e periférico, enquanto a psiquiatria se ocupa com as doenças da mente. Mas particularmente, acredito que são formas diferentes de se olhar um mesmo sistema.Doenças psiquiátricas têm base orgânica e algumas doenças neurológicas podem apresentar manifestações psiquiátricas. A interação entre essas duas especialidades só acrescenta!
Abraço
Olá! Essa e uma diferença bastante complicada de se fazer. A psiquiatria já é uma área profundamente vinculada aos eventos cerebrais e suas sintomatologias presentes em nossa vida. Não existe uma psiquiatria que se afaste do funcionamento neurológico, contudo, algumas grades curriculares e especializações tem se consolidado nessa direção que faz inter relação com a neurologia. Propõe-se como campo interdisciplinar que é composto de saberes da psiquiatria e da neurologia, mas ambas as áreas já possuem um distanciamento complicado.

Talvez o modo mais simples para você satisfazer sua dúvida seria atentar-se as ementas de disciplinas presente nos cursos de psiquiatria e de neuropsiquiatria.

Espero ter ajudado, caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.