Qual a diferença entre psiquiatria e neuropsiquiatria?

4 respostas
Qual a diferença entre psiquiatria e neuropsiquiatria?
A psiquiatria trata de doenças mentais como: depressão, esquizofrenia, etc.
Já a neuropsiquiatria é a junção das funções de neurologia e psiquiatria em um único profissional com a função de tratar de problemas como: epilepsia, síndromes genéticas, comportamentos pós traumatismos cranianos, etc.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O neuropsiquiatra tem uma atuação mais abrangente entre neurologia e psiquiatria. Trata então distúrbios neurológicos e psiquiátricos. Também é um campo de estudo entre a neuropsicologia e a psicopatologia. Trata distúrbios estruturais do sistema nervoso, enquanto o psiquiatra se ocupa mais com as subjetividades e doenças da mente. São olhares diferentes e muito sobrepostos.
Olá! A psiquiatria lida com a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, tais como depressão, esquizofrenia, bipolaridade,ansiedade etc.Mas existem momentos que se faz necessário unir a psiquiatria e neurologia, que foi denominada "neuropsiquiatria". Podemos destacar situações clínicas como, dores de cabeça associadas a alterações de humor, epilepsias com mudanças no comportamento, alterações do comportamento pós-traumatismo crânio-encefálico,transtorno obsessivo-compulsivo, tiques motores e vocais. A neuropsiquiatria vai tratar dos distúrbios estruturais do sistema nervoso central e periférico, enquanto a psiquiatria se ocupa com as doenças da mente. Mas particularmente, acredito que são formas diferentes de se olhar um mesmo sistema.Doenças psiquiátricas têm base orgânica e algumas doenças neurológicas podem apresentar manifestações psiquiátricas. A interação entre essas duas especialidades só acrescenta!
Abraço
Olá! Essa e uma diferença bastante complicada de se fazer. A psiquiatria já é uma área profundamente vinculada aos eventos cerebrais e suas sintomatologias presentes em nossa vida. Não existe uma psiquiatria que se afaste do funcionamento neurológico, contudo, algumas grades curriculares e especializações tem se consolidado nessa direção que faz inter relação com a neurologia. Propõe-se como campo interdisciplinar que é composto de saberes da psiquiatria e da neurologia, mas ambas as áreas já possuem um distanciamento complicado.

Talvez o modo mais simples para você satisfazer sua dúvida seria atentar-se as ementas de disciplinas presente nos cursos de psiquiatria e de neuropsiquiatria.

Espero ter ajudado, caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.

Especialistas

Magali Carmelo

Magali Carmelo

Psicólogo

Santo André, SP

Agendar uma visita
Beatriz Sevilhano Casado

Beatriz Sevilhano Casado

Psicólogo

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Ana Paula Silva Fontes

Ana Paula Silva Fontes

Psicólogo

Lauro de Freitas

Agendar uma visita
Arthur Cardoso

Arthur Cardoso

Psiquiatra

Piracicaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Tratamento Em Psiquiatria Em Hospital Geral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.