Qual a função do nervo alveolar? Quais problemas ocorrem caso ele seja danificado durante uma extr

3 respostas
Qual a função do nervo alveolar?
Quais problemas ocorrem caso ele seja danificado durante uma extração?
Dr. Rui Medeiros
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Recife
Olá! Existem os nervos alveolares superiores e os inferiores. Os inferiores sao os que estão mais relacionados com possíveis traumatismos após extrações dentárias.
O nervo alveolar inferior é o nervo responsável pela “sensibilidade” do osso da mandibula, dentes inferiores, gengiva “inferior” e lábio inferior (existe o nervo do lado esquerdo e do lado direito). Se este nervo sofrer algum trauma por extração dentária geralmente alguma destas estruturas podem ficar “dormentes” por algum tempo (parestesia temporária). Se houver a ruptura total do nervo esta sensação de dormência pode ser permanente (raro de acontecer)!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Eduardo de Lima Andrade
Cirurgião buco-maxilo-facial
Salvador
Olá o nervo alveolar inferior está mais associado a traumas durante a remoção de dentes terceiros molares principalmente. Ele é responsável pela inervação sensitiva dos dentes de metade da mandíbula, gengiva e lábios inferiores. O trauma nesse nervo pode gerar a parestesia (dormência ) no lábio e alteração sensitiva nos dentes. Isso pode ser momentâneo ou permanente a depender da lesão.
Dr. Guilherme Lima
Cirurgião buco-maxilo-facial
Rio de Janeiro
O nervo alveolar inferior é um dos ramos do nervo trigêmio. Ele é um nervo sensitivo que inerva basicamente os dentes mandibulares. Sua lesão traumatica pode ser de foma leve ou de forma mais complexa.
As respostas são alteração da sensibilidade, a qual paciente refere formigamento ou anestesia de regiao de labio inferior e queixo.
Há casos de retorno espontâneo da sensibilidade e outros com alteração permanente e outros pacientes que podem desenvolver dores neuropáticas. A resposta é muito individual. A maior parte dos pacientes evolui com reestabeleciento da sensibiliade.
O correto planejamento dos procedimentos cirúrgicos afim de evitar essas lesões, quando o caso permite é fundamental.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2419 perguntas sobre Extração do siso
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.