Qual a importância do acompanhamento psicológico para crianças com pac?

20 respostas
Qual a importância do acompanhamento psicológico para crianças com pac?
Olá, é muito importante fazer um acompanhamento multidisciplinar e isso pode incluir o profissional psicólogo. Pessoas que tem o Distúrbio do Processamento Auditivo Central, podem ser capazes de escutar o som mas possuem dificuldades em interpretá-los corretamente. No tratamento, são utilizadas diversas ferramentas que podem auxiliar no treinamento auditivo e na minimização de ansiedade, o que resulta numa melhor compreensão do quadro. Há casos também em que comorbidades estão associadas (como TDAH, por ex). Consulte um profissional qualificado e leve esta demanda. Boa sorte!

A terapia pode ajudar a criança a lidar com o tratamento, com a percepção de se sentir "diferente" de outras crianças, a lidar melhor com a ansiedade uma vez que ela pode como a colega disse apresentar outros transtornos como o TDAH e ficar mais impulsiva e desatenta. A psicanálise com crianças auxilia também em questões que a criança não consegue elaborar uma vez que não tem maturidade para entender algumas questões. Independente do DPAC ela pode ter alguns conflitos que podem ser trabalhados em consultório através de atividades lúdicas como brincar, desenhar...o comportamento dela no consultório irá expressar o que ela não consegue dizer. Inicie sim acompanhamento psicológico. Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 130
Fundamental a criança ter acompanhamento psicológico!
Olá boa tarde!
O PAC é um conjunto de habilidades inatas que permite o Sistema Nervoso Central processar os estímulos recebidos pelos ouvidos, norteando o paciente quanto a atenção, localização, ordenação temporal e outras habilidades.
Como já sugerido pelas colegas acima o PAC sugere um acompanhamento multidisciplinar com neurologista, fonoaudiólogo(a) terapeuta ocupacional, e super importante o acompanhamento psicológico para que o paciente e sua rede de apoio estejam amparados pela escuta clínica com objetivo de analisar comportamentos nesse processo, possivelmente promovendo saúde mental a todos(as) envolvidos(as).
Muito boa sorte!
Abraço.
Olá!
Um acompanhamento psicológico pode contribuir para toda a família pois a criança sendo atendida o profissional de psicologia pode apoiar e orientar os pais e suas questões quanto à situação que a criança passa. Isto é de fundamental importância, pois além da equipe, os pais também precisarão criar recursos para o convívio diário e elaborar a questão da diferença que a criança apresenta em relação às demais.
Muito importante sim , um acompanhamento , para tratar questões , ou alguma comorbidade que pode estar associada ao PAC. É Comum ter quadro de TDAH , dislexia ou desenvolver ansiedade .Importante sim , tratar. Estou a disposição .
Toda e qualquer diagnóstico em uma pessoa, se faz necessário suporte psicológico, haja vista, lidar com sentimentos, emoções e comportamentos do SER. É prudente fazer estimulação precoce para não ter atraso biopsicossocial e cultural. Buscar suporte interdisciplinar é fundamental.
Bom dia, o acompanhamento com psicólogo é importante para auxiliar no tratamento do PAC com fatores emocionais e comportamentais. Por exemplo, a criança que tem PAC pode se sentir diferente das outras, sofrer bulliyng , ter autoestima baixa e muitas vezes, dificuldades de aprendizado relacionados ao PAC. Importante observar outras comorbidades como TDAH.
Espero que tenha ajudado, boa sorte tratamento.
O tratamento do disturbio do processamento auditivo é realizado por fonoaudiologo que podera indicar psicoterapia como tratamento combinado para melhor atender a demanda advinda do distúrbio.
O acompanhamento psicológico é importante para ajudá-la na compreensão e a elaboração do que se ouve evitando o sofrimento e os prejuízos na capacidade de comunicação e interação desde o ambiente familiar escolar à carreira profissional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá! O atendimento interdisciplinar é importante para o tratamento do distúrbio do processamento auditivo central. O atendimento psicológico pode auxiliar nas questões emocionais, na interação social e familiar.
A terapia pode ajudar as crianças a lidarem melhor com o diagnóstico e com as consequências dele na sua vida. É possível que uma criança tenha a percepção de se sentir diferente dos outros, por exemplo. Além disso, os atendimentos psicológicos são um espaço para elas aprenderem melhor sobre questões emocionais, resolução de problemas e formas de interação em suas relações.
A importância de um acompanhamento psicológico é alta, mas não somente da psicologia, porém também de outras áreas da saúde. É o que chamamos de assistência multidisciplinar. O que creio também ser importante para os outros membros da família, realizar um acompanhamento periódico com um psicólogo. Isso ajudará a todos dentro da casa da criança a estarem focados e equilibrados para lidar com as dificuldades do dia a dia.
É fundamental o acompanhamento por um profissional psicólogo e por uma equipe multidisciplinar poderá ajudar em muito o paciente a poder ter uma melhor qualidade no convívio social/familiar.
Olá. Pessoas portadoras doTranstorno de Processamento Auditivo Central, necessitam de acompanhamento multidiciplinar como otorrinolaringologista, neurologista , psiquiatra, fonoaudiólogo, pedagogo, e psicólogos, para que juntos possam fazer um planejamento terpêutico. O apoio psicológico é importante na medida em que ajuda a criança lidar melhor com essa dificuldade sem muito sofrimento.
Olá, É muito importante que seja feito um trabalho com uma equipe multidisciplinar, composta por fonoaudiólogo, psicopedagogo, os professores e a família, para apoiarem a criança com DPAC, oferecendo alternativas de conteúdos para estimular o aprendizado e a compreensão da criança.
Olá!
Para que ocorra um tratamento efetivo e satisfatório, devem ser analisados vários fatores dentre eles a integridade da audição, habilidades cognitivas, memória, raciocínio, atenção, entre outros. Avaliado isso é realizada avaliação audiológica, infantil para crianças em idade escolar e prevenir essas alterações nesta estrutura (orelha) que é fundamental para a aprendizagem da leitura e escrita, muito importante para a criança ser assistida de forma lobal pela equipe multidisciplinar que poderá trazer melhora significativa do quadro As principais queixas que estão presentes em narrativas como: “[...]ouço, mas não entendo; {...} Ah mas meu filho só ouve quando quer. [...] É só pode ser desatento; [...]Fala errado e não tem bom desempenho escolar. Com essas situações se desenha também comportamentais, como isolamento, distração, agitação, angústia, tristeza,devido às frustrações escolares e sociais, ocorre por não ser bem sucedida a comunicação interferindo nas adaptações sociais. A Psicoterapia vem como apoio, acolhida e auxilia o paciente a desenvolver a aprendizagem através do apoio dos profissionais envolvidos, como fonoaudiólogo, psicopedagogo, otorrino, a fim de trazer o prazer ou recuperar parte dele buscando reaproximar-se de suas relações e a se relacionar com seu mundo afetivo e social. Também é importante lembrar que a psicoterapia pode ser muito valida à família, na compreensão do diagnóstico e na condução do tratamento da criança, trabalhar com os pais a aceitação desse filho real, do que não se esperava, do que não estava no mundo imaginário desses pais.

É importante seguir um tratamento multidisciplinar, com psicopedagogos, fonoaudiologia entre outros...
A Psicologia Escolar é uma das áreas envolvidas na avaliação das dificuldades ou
distúrbios de aprendizagem, pois, se trata de uma área que estuda o processo de
aprendizagem do ser humano, com todas as suas variações, utilizando-se dos conceitos
da Psicologia para avaliar e intervir nas situações de aprendizagem.
Assim, a psicologia como ciência, considera o desenvolvimento esperado e o
desenvolvimento real, levando em conta as possíveis diferenças individuais e culturais.
Na base da psicologia, está o conceito de desenvolvimento humano, que direciona
o trabalho psicológico.
O transtorno do processamento auditivo prejudica algumas potencialidades
acarretando déficits tais como: déficit: decodificação auditiva, integração auditiva
associação auditiva organização de saída e função não-verbal.(BELLIS, 1996).Os
profissionais da fonoaudiologia e da psicologia devem considerar tais déficits para
que seja feita uma reeducação frente estas dificuldades.
Canto e Knabben (2002) apud Ferreira (2013) sugerem que para desenvolver:
a decodificação auditiva, é significativo desenvolver atividades de leitura,
como aquelas que utilizem a memória visual como ponto de
referência,atividades com música são importantes para a identificação dos sons e
para sua decodificação;
a integração auditiva,sugerem os exercícios corporais de movimentação no
tempo e espaço, técnicas que trabalhem o hemisfério direito e esquerdo e a
terapia ritmo-visual;
a associação auditiva,sugerem trabalhar com estocagem de informação, porém,
devem ser fragmentadas as atividades de leitura, pois, nem sempre a repetição de
textos muito longos auxilia, o ideal é fragmentar a leitura em partes menores;
a organização de saída,trabalhar atividades que envolvam sequencialização e
listagem que reforcem as habilidades dessas crianças;.
a função não-verbal, podem ser trabalhadas com atividades que desenvolvam a
memória operativa com pistas visuais, ou seja, por meios não verbais;
os aspectos afetivos-emocionais, esses aspectos podem ser trabalhados por meio das intervenções clínicas e das vivências
O tratamento precisa ser multidisciplinar, o psicólogo não irá somente ajuda-lo com atividades para estimular a parte cognitiva, desenvolvendo novas habilidades para lidar com os possíveis déficits como também irá acolher o sentimento de incompetência ou inferioridade que pode surgir.