Qual a melhor contenção para pacientes que possuem reabsorção ossea devido a uso de aparelho e extra

2 respostas
Qual a melhor contenção para pacientes que possuem reabsorção ossea devido a uso de aparelho e extração de pré-molares? Contenção convencional, contenção fixa nos dentes superiores, ou as do modelo invisaling?? Para não haver mais perdas e o quadro se manter estável. Já agradeço a ajuda!
Nesse caso, a mais indicada é a contenção fixa nos dentes superiores. Porque os dentes ficam ancorados uns aos outros para uma estabilidade da doença periodontal. Nesse tipo de contenção é necessário realizar visitas periódicas ao dentista para limpeza.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A melhor contenção para qualquer paciente, é uma oclusão equilibrada, com os dentes ocluindo de maneira funcional.
Não adianta nenhum tipo de contenção se a oclusão estiver instável. Todo o sistema vai sofrer ao se retirar a contenção. Poderá haver movimento de dentes, contatos dentais fora de posição, trauma oclusal dental, articular e muscular, ATM disfuncional, músculos fatigados, comando cerebral agredido etc., com o retorno dos problemas.
Certifique-se de que sua oclusão está dentro dos princípios fisiológicos do Sistema Estomatognático, principalmente se você já teve perda óssea ou reabsorção radicular.
A única contenção que deve ser feita em casos normais, é uma fixação com um fio por trás dos dentes antero-inferiores. Alguns pacientes necessitam deste tipo de contenção também nos antero-superiores e outros casos, muito raros, podem precisar de fixações totais, que inclui todos os dentes. Placas móveis ou dos tipos que você citou, não são necessárias.
É preciso se avaliar cada caso para se indicar corretamente o tratamento e sua manutenção. Aqui só podemos orientar de forma muito geral e superficial. Mas em qualquer paciente o equilíbrio oclusal é o que dá saúde e longevidade aos dentes e ao sistema estomatognático.
Então, consulte o seu ortodontista de confiança para ter uma posição mais segura de seu caso.

Especialistas

Claudia Cassini

Claudia Cassini

Dentista

Cabo Frio

Elon Lucas Galiciolli

Elon Lucas Galiciolli

Dentista

Guarapuava

Adriana Campanha Azeredo

Adriana Campanha Azeredo

Dentista

Rio de Janeiro

Sheila Guimarães Cavalcanti Freitas

Sheila Guimarães Cavalcanti Freitas

Dentista

Rio de Janeiro

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Silvania Barcelos

Silvania Barcelos

Dentista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 303 perguntas sobre Dentes tortos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.