qual a relação entre maconha e esquizofrenia? em termos de porcentagem, aumenta a probabilidade da

4 respostas
qual a relação entre maconha e esquizofrenia? em termos de porcentagem, aumenta a probabilidade da doença se manifestar nos usuários?
Sim! A maconha é um fator de risco para o desenvolvimento da esquizofrenia posterior à esposição, especialmente quando esta exposição acontece na infância ou na adolescência. Quanto mais precoce, maior o risco. Aumento muito a percentagem de existência da doença e se soma a outros fatores de risco, como por exemplo o risco genético.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sugiro que faça também um tratamento psicoterápico para uma prevenção para este fator de risco para não desenvolver uma esquizofrenia. Muitas entidades sociais trabalham com esta questão.
Abraços
Estudos comprovam a relação entre uso de maconha e quadro de esquizofrenia. Está estabelecido está relação, principalmente em pacientes que se encontram na adolescência. Não existe um número preciso. O importante é que estes estudos estabeleceram esta relação, o que demonstra o perigo do uso desta substância e uma doença grave como a esquizofrenia. É necessário alertar, principalmente aos jovens os perigos envolvidos com o uso desta substância.
Boa noite,
Existem vários estudos que comprovam o aumento da incidência de esquizofrenia em pacientes que fazem uso de maconha. A incidência desse aumento é até 40 vezes maior em pacientes usuários de maconha de até 21 anos de idade, que tenha alguma predisposição genética.
Lembre-se de sempre consultar um especialista antes de iniciar qualquer medicação.
Att.,
Renata Carvalho

Especialistas

Cristiane dos Santos Machado

Cristiane dos Santos Machado

Psiquiatra

Porto Alegre

Patrícia Melo

Patrícia Melo

Psiquiatra

Caruaru

Liége Malosti

Liége Malosti

Psicólogo

Taubaté

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 460 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.