Qual acompanhamento correto para metástase de câncer de próstata? Somente o exame de psa é o suficiente

3 respostas
Qual acompanhamento correto para metástase de câncer de próstata? Somente o exame de psa é o suficiente para saber se a doença está estabilizada?
Dra. Patricia Moretto
Oncologista, Internista
Porto Alegre
Como o Dr Paulo Marín comentou : depende do momento. Por exmeplo: o paciente já fez toda a investigação, já sabe onde estão as metástases, e o tratamento (hormônioterapia) é iniciado. Se o PSA estiver em queda ou estabilizar e o paciente não tiver sintomas novos, não há necessidade de fazer exames de imagem. Já em um cenário de alto volume de doença de base, doença resistente à castração, uso de quimioterapia, novos sintomas, psa subindo,entre outros, por exemplo, novas imagens são solicitadas com regularidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Paulo Maron
Oncologista, Urologista
São Paulo
O câncer de próstata metastático é uma doença complexa que pode se apresentar de várias formas e estágios. Baseado em critérios clínicos, laboratoriais (PSA) e radiológicos podemos determinar a melhor forma de conduzir os pacientes. Em certo momento, sim, o PSA pode ser a única ferramenta necessária para o acompanhamento deste paciente. A realização de outros exames depende de alguns fatores, que devem ser discutidos para cada caso.
O PSA é um exame fundamental para o seguimento de câncer de próstata em tratamento. Para rastrear metástases ósseas, pode-se lançar mão da cintilografia óssea.
Para casos duvidosos de metástases viscerais ou até achados cintilográficos não-conclusivos, pode-se usa ressonância magnética ou o PET-SCan (tomografia com emissão de positrons) com um marcador chamado PSMA, sendo bastante esclarecedor.

Especialistas

Felipe Longo Sanches

Felipe Longo Sanches

Urologista

São Paulo

Bruno Pereira Reciputti

Bruno Pereira Reciputti

Urologista, Cirurgião geral

São Paulo

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Lucia Guedes de Souza

Lucia Guedes de Souza

Oncologista

São Paulo

Isabella Tavares

Isabella Tavares

Oncologista, Especialista em clínica médica

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 521 perguntas sobre Câncer de próstata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.