Qual é o profissional específico pra tratar Disfagia?

5 respostas
Qual é o profissional específico pra tratar Disfagia?
Dra. Mara Letícia Marani Muñoz
Geriatra, Especialista em clínica médica
Limeira
Olá! A disfagia é a dificuldade de engolir alimentos e líquidos, pode ocorrer por obstruções mecânicas ou por problemas na motilidade esofágica, por exemplo. Outra situação, é o paciente com demência que apresenta disfagia por dificuldade em compreender o processo da deglutição (disfagia funcional). Considerando isso, o profissional vai depender do tipo de disfagia. Fonoaudiólogo e gastroenterologista estão entre os profissionais que comumente lidam com esses problemas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Sonia Monteiro
Nutrólogo, Especialista em clínica médica
Natal
Gastroenterologista
Dr. Elton Luiz Berça
Especialista em clínica médica, Intensivista, Médico de emergência
Brasília
A disfagia, de maneira simplificada, é a dificuldade para engolir alimentos sólidos e ou líquidos. Tem inúmeras causas e pode estar associada a várias doenças e outras condições. É preciso esclarecer cada situação em particular. Consultar o especialista em clínica médica ou gastroenterologista. O fonoaudiólogo também é importante no manejo do problema.
Dra. Mariana Dantas
Especialista em clínica médica
Serra
Olá, como vai?

Existem diversas causas de disfagia. Inicialmente você pode agendar com o gastroenterologista para iniciar a sua investigação. Vamos agendar uma consulta?
Dra. Caroline  Fatima dos Santos
Especialista em clínica médica
Curitiba
A disfagia pode ter várias causas (mecânica, funcional, por alterações na condução, por fraqueza muscular, por alterações neurológicas) e cada causa vai ter um profissional específico que pode ajudar.

Por exemplo: caso a disfagia seja causada por uma doença do esôfago, muitas vezes pode ter um tratamento com medicamentoso que seja efetivo.
Caso a disfagia seja causada por doenças neurológicas (sequela de um AVC, doença de parkinson, demência) pode ser necessário o acompanhamento com um fonoaudiólogo.
Caso a disfagia seja causada por uma condição mecânica, como um tumor ou uma massa, pode ser necessário um tratamento cirúrgico.

Em geral o tratamento é multidisciplinar - envolve acompanhamento médico, ajuda de medicações e apoio de outros profissionais como o fonoaudiólogo.

O ideal seria passar por um médico para fazer a investigação de qual a causa da sua disfagia, evitando atraso no diagnóstico de uma condição que possa ser reversível e para que você possa ser encaminhado para o tratamento adequado.

Especialistas

Ana Caroline Santana

Ana Caroline Santana

Fonoaudiólogo

Feira de Santana

Letícia Gomes

Letícia Gomes

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Marília Trevisan

Marília Trevisan

Fonoaudiólogo

Santa Maria

Leticia Freixo

Leticia Freixo

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Vincent Dall'Oglio

Vincent Dall'Oglio

Gastroenterologista

Porto Alegre

Leidy Cristian Miranda

Leidy Cristian Miranda

Fonoaudiólogo

Rolândia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 83 perguntas sobre Disfagia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.