Disfagia - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Outros nomes: Distúrbios da deglutição; Dificuldade para engolir.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - disfagia

Renata Del Antonio

Renata Del Antonio

Fonoaudiólogo

Florianópolis

Raquel Simas

Raquel Simas

Fonoaudiólogo

Nova Iguaçu

Thais Fernanda Landowsky

Thais Fernanda Landowsky

Fonoaudiólogo

Mafra

Vanessa Miranda

Vanessa Miranda

Fonoaudiólogo

Salvador

Thales Nobre

Thales Nobre

Endoscopista, Gastroenterologista

Maceió

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas sobre Disfagia

Nossos especialistas responderam a 31 perguntas sobre Disfagia

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.
1 respostas

Oi, td bem? Procure um médico Otorrinolaringologista, especialista em Medicina do Sono. Muito provavelmente seu relato de "estar desesperada, com muita falta de ar e afo

gada",…
3 respostas

Olá. Os engasgos frequentes podem ter diversas causas. Entre as causas podemos citar alterações musculares, distúrbios neurológicos, refluxo gastresofágico, alterações no pescoço, envelhecimento,…
1 respostas

Especialistas falam sobre Disfagia

A disfagia pode ser definida como dificuldade de deglutição . Caracteriza-se por um sintoma comum de diversas doenças. Pode ser causada por alterações neurológicas como o acidente vascular cerebral (AVC), ou derrame, outras doenças neurológicas e/ou neuromusculares e também alterações locais obstrutivas.

Disfagia é uma dificuldade relacionada à alimentação. Pode ser observada pela recusa alimentar, presença de pigarro, tosse, engasgo ou alteração na voz durante ou após a alimentação. Como tratamento, ofereço aliada à terapia tradicional, o uso de bandagem elástica terapêutica e a eletroestimulação pelo VitalStim, equipamento americano exclusivamente criado para pacientes com essa alteração.

Fabiane Couto Garcia

Fonoaudiólogo

Ribeirão Preto

Agendar uma visita

A disfagia caracteriza-se pela dificuldade no transporte do alimento da boca até o estômago e é dividida em dois grupos distintos: disfagia orofaríngea (ou de transferência) e disfagia esofágica (ou de transporte). Os sintomas mais frequentemente relacionados à disfagia orofaríngea são dificuldade de iniciar a deglutição, engasgos e sensação de alimento retido na garganta. Já na disfagia esofágica, os sintomas mais comuns são regurgitação e sensação de que o alimento não desce pelo esôfago, causando desconforto torácico.

Maria Helena De Magalhães Barbosa

Otorrino

Rio de Janeiro


A disfagia é caracterizada por alteração da deglutição, ou seja, do ato de engolir o alimento ou a saliva. A Disfagia pode ocorrer em diversas fases da vida, acomete muito os idosos e/ou pode estar associada à alguma patologia e trazer sérios riscos à saúde, inclusive óbito por broncoaspiração.

Karla Correia Simão

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro


A disfagia é a dificuldade que a pessoa tem de engolir. Isso pode causar, além de riscos de pneumonia, isolamento social, depressão... Para fazer a terapia de disfagia, elaboramos um programa de exercícios, fazemos adaptações de postura e comida, de momo que o paciente consiga retornar à alimentação normal o mais rápido possível.

Larissa Corrêa Batista Guimarães

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro


Trata-se da dificuldade no ato de deglutir, podendo ser específico para cada fase da deglutição e de diversos graus de severidade, onde ocorre o risco de broncoaspiração.

Rosana Mello Da Silva Neves

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro


Disfagia é o nome dado para os problemas de deglutição. Pode acontecer para as diferentes consistências de alimentos (líquida, pastosa, sólida) em conjunto ou separadamente e em graus variados. As queixas podem ser: engasgos, entalos, tosse ou pigarro durante ou após a alimentação, dificuldade para engolir, sensação de alimento parado na garganta. Distúrbios da deglutição também podem ser causa de pneumonias e doenças pulmonares, quando ocorre aspiração do alimento (comida indo para o "caminho errado", parando no pulmão). A avaliação da disfagia inclui os exames de videoendoscopia da deglutição e/ou videodeglutograma.

Thais Gonçalves Pinheiro

Otorrino

Brasília

Quais profissionais tratam Disfagia?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.