Qual é um dos objetivos centrais da terapia para Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)?”

3 respostas
Qual é um dos objetivos centrais da terapia para Transtorno de Personalidade Borderline (TPB)?”
Olá, é um prazer te ter aqui para tirar suas dúvidas.

Um dos objetivos centrais da terapia para TPB é desenvolver regulação emocional e mentalização. Isso significa ajudar o paciente a compreender suas emoções, interpretar intenções de forma mais realista e responder com menos impulsividade. A terapia busca reduzir crises, fortalecer identidade e melhorar relações. Em vez de apenas controlar sintomas, o foco é transformar padrões emocionais e cognitivos que sustentam o sofrimento. O objetivo final é construir uma vida mais estável, segura e significativa.

Atenciosamente,
Psicólogo Fernando Segundo
@psifernandosegundo
fernandosegundo.com
Atendimento em psicoterapia e neuropsicologia presencial e online para todo o Brasil e para Vitória‑ES
Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Helma s Azevedo
Psicólogo
Amontada
Um dos objetivos centrais da terapia para o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é desenvolver a regulação emocional, ajudando a pessoa a compreender e lidar de forma mais saudável com emoções intensas, reduzindo comportamentos impulsivos e promovendo maior estabilidade nos relacionamentos e na vida cotidiana.
Um dos objetivos centrais da terapia no Transtorno de Personalidade Borderline é promover maior regulação emocional e integração da identidade, reduzindo a impulsividade e a instabilidade nas relações interpessoais.

Na prática, isso significa ajudar o paciente a:

reconhecer e nomear emoções com mais precisão;
reduzir reações automáticas e impulsivas;
desenvolver formas mais adaptativas de lidar com conflitos;
construir uma autoimagem mais estável e coerente.

Esse objetivo é comum em abordagens como DBT, MBT e TCC, que buscam melhorar o funcionamento global e a qualidade de vida do paciente.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renato Furigo

Renato Furigo

Psicólogo

São Paulo

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Tamires Pimentel Souza

Tamires Pimentel Souza

Psicólogo

São Leopoldo

Tainá Silva

Tainá Silva

Psicólogo

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5133 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.

Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.