Qual feedback que eu mesmo devo ter do meu psicólogo sobre a terapia que ele está aplicando? No meu

13 respostas
Qual feedback que eu mesmo devo ter do meu psicólogo sobre a terapia que ele está aplicando? No meu caso: depressão, ansiedade e fobia social. Sinto que o psicólogo apenas está me deixando "se esvaziar" e me dando "conselhos". É normal o paciente discordar do que o psicólogo está concluindo?
A questão do feedback depende muito da linha terapêutica utilizada pelo seu terapeuta, como a colega Janaina já ressaltou. Quanto a discordar do seu terapeuta é plenamente aceitável, pois você deve desenvolver no processo psicoterapêutico a capacidade de se auto-administrar, e dentro dessa lógica implica que você deve desenvolver a autocrítica em relação aos seus comportamentos, pensamentos e sentimentos /emoções e logicamente à aquilo que lhe é colocado como verdade absoluta, ou não, enfim aprender a pensar.

Além do que a colega Janaína Augusto colocou, ainda completo, seria uma falta de ética interferirmos na abordagem do profissional. Converse com ele.
Existem 3 pontos a você ponderar:
1. Se começou recente a terapia, questione como será o tratamento, quais os métodos e qual a linha dele. Na psicologia, temos várias linhas e nos adaptamos mais a uma ou outra.
2. Assim como temos mais empatia por uma pessoa do que por outra, também pode acontecer com seu medico, psicólogo ou outro profissional. Nao tenha vergonha de procurar outro, é sua vida que esta aí!
3. Temos algumas resistências também a mudanças, o que é totalmente normal. Fazer terapia realmente temos que sair da zona de conforto. Logo, se você tem um bom relacionamento com seu psicólogo, ajuda muito.
Tudo o que foi colocado acima é bem pertinente. A Ética, você se sentir à vontade com seu terapeuta e o vínculo que vocês estabeleceram. Mas é importante ressaltar também que pode haver uma resistência de sua parte em aceitar o que lhe é colocado e interpretado e aí entra este discordar. Cabe a você fazer uma análise honesta e imparcial da questão, para ter coragem de perceber se de fato há uma resistência de sua parte em aceitar o que lhe é dito ou se realmente o que você não está de acordo resulta de fato em opiniões diferentes não ligadas a uma resistência de sua parte. Dialogar com seu terapeuta sobre isto é fundamental.
Concordo com o que os colegas acima colocaram. Você parece não estar nada satisfeito(a) com como seu terapeuta tem se relacionado com você. Acredito que tocar nesse assunto com ele pode ajudar.
Melhor do que qualquer outra pessoa você sabe falar de você mesmo. Você tem todas as respostas para as suas dificuldades e o profissional trabalha orientando você na busca/reconhecimento delas. Você é a pessoa mais proxima dos seus sentimentos, sensações, pensamentos, o Psicólogo vai supor algumas coisas a partir do que percebe, mas pode ser que não seja exatamente de acordo com o que você está sentindo. Como já foi dito é recomendado que você exponha essa discordância e, juntos possam pensar melhor em como está acontecendo o seu processo terapêutico.
Acredito que o sucesso da terapia dar-se através da confiança que se estabelece entre paciente/ terapeuta. Diria mais, essa relação teria que ser "sinequanon" , pois assim os resultados, com certeza surgiriam mais rápidos. O papel do terapeuta, particularmente, não vejo como de um conselheiro, e sim um profissional que, através das técnicas aprendidas, irá ajudar o paciente a pensar por si próprio. Se você não está sentido-se a vontade, o melhor a fazer será trocar de terapeuta. Boa sorte.
Se vc não está satisfeito com seu terapeuta, seja sensato consigo mesmo, mude, procure um outro. Talvez a linha que o seu terapeuta segue, não seja adequada para o seu problema, e ele não conseguiu visualizar isso, mas independente do que seja, vc deve ser assertivo, se não está satisfeito, mude, procure um que se encaixe nas suas expectativas.
Isso pode acontecer entretanto temos o direito de dividir essa questão com o terapeuta que pode indicar outro profissional de abordagem diferente que possa atender a demanda do cliente.
Cada abordagem tem um jeito próprio de conduzir o tratamento. Para a psicanálise, se trata justamente disso: conduzir o tratamento e não o paciente. Isso significa que o analista não deve dar conselhos, sugestões, dizer o que é certo ou errado, mas sim a partir do que o paciente traz "devolver" aquilo que se apresenta como questão para que o próprio paciente possa se ver de um outro lugar e assim criar outras possibilidades de existência. Independentemente do quadro apresentado, o desafio proposto numa análise é quebrar a rigidez e as certezas que cada um traz a respeito de si e do outro. Uma vez instaurada a possibilidade de se questionar, de encontrar novas perspectivas, a consequência é a possibilidade de uma mudança, mudança essa passa a compor a própria subjetividade do paciente. Ou seja, o analista é apenas um "facilitador", um mediador de um processo.
A interação no processo terapêutico é importante sim!! Precisa avaliar se é seu padrão a desconfiança, pois assim teria dificuldade com qualquer psicoterapeuta. Em caso esteja desconfortável, seria adequado dar esse feedback para ele, assim poderiam negociar estrategias do processo terapêutico. A postura do terapeuta corresponde a linha de abordagem que segue como atuação profissional. Atuo na abordagem cognitivo comportamental, direcionando em tres principais dimensões reestruturação cognitiva, desenvolve habilidades e desenvolve a capacidade de resolver problemas. Sucesso no seu investimento de se conhecer e melhorar seus sintomas!!
O primeiro passo para o sucesso do seu tratamento está na realização do vínculo terapêutico. Você precisa ter simpatizado com o profissional, confiar na metodologia utilizada e se sentir confortável com a abordagem escolhida. Caso você não esteja compreendendo a metodologia utilizada peça ao profissional que lhe explique mais detalhadamente a abordagem teórica que ele trabalha. Juntos vocês poderão sincronizar as necessidades a serem trabalhadas alcançando, dessa maneira, mais facilmente, os objetivos propostos. Caso discorde, em algum momento, da atuação do profissional, discuta o tópico durante a sessão de psicoterapia. Vale lembrar que o sucesso do tratamento se divide em 50% do profissional e 50% do paciente.
O sucesso da psicoterapia entre outro fatores, está relacionado a identificação do paciente com o psicólogo e vice-versa, não vou entrar aqui no mérito do feedback, pois isso envolve a linha que seu psicólogo trabalha, segue. No entanto, se a postura do mesmo está causando tanto desconforto converse com ele, desta maneira, vocês dois poderão buscar a melhor saída para essa situação. Um abraço