Qual médico pode receitar reposição de ferro intravenoso?

2 respostas
Qual médico pode receitar reposição de ferro intravenoso?
A reposição do ferro intravenoso poderá ser realizada por qualquer médico assistente que acompanhe o paciente e identifique a necessidade dessa modalidade de reposição. Tanto o clínico geral, médico de família e comunidade, geriatra, hematologista... o importante é o paciente ter a sua anemia pesquisada corretamente e haver critério para a prescrição do ferro EV no lugar do ferro via oral. Esse médico deverá informar a forma segura de administração, locais apropriados.
Espero ter esclarecido sua dúvida. Atenciosamente, Marina Horta- Geriatra

A questão de quem pode prescrever reposição de ferro intravenoso é bastante relevante, especialmente para aqueles que estão enfrentando condições de saúde que levam à deficiência de ferro, como anemia ferropriva. A reposição de ferro por via intravenosa é uma abordagem terapêutica utilizada quando a suplementação oral não é eficaz, não é bem tolerada, ou quando há necessidade de uma correção rápida dos níveis de ferro. Diversos especialistas médicos estão qualificados para avaliar a necessidade e prescrever ferro intravenoso, dependendo da causa subjacente da deficiência de ferro e da condição clínica do paciente.

Médicos como hematologistas, que são especialistas em distúrbios do sangue, frequentemente lidam com casos de anemia e podem prescrever ferro intravenoso. Gastroenterologistas também podem prescrever essa forma de terapia, especialmente se a deficiência de ferro estiver relacionada a problemas gastrointestinais que afetam a absorção de ferro. Além disso, clínicos gerais ou médicos de família, que acompanham o histórico de saúde geral do paciente, podem identificar a necessidade de reposição de ferro intravenoso e prescrevê-la ou encaminhar o paciente a um especialista para tratamento.

Na prática da medicina integrativa, a abordagem ao paciente é holística, considerando não apenas o tratamento da deficiência de ferro em si, mas também investigando e tratando as causas subjacentes dessa deficiência. Isso pode incluir ajustes na dieta, na absorção de nutrientes e no estilo de vida, além de considerar fatores como sangramentos ocultos ou menstruações abundantes, que podem ser a raiz do problema. O objetivo é não apenas corrigir o nível de ferro, mas também melhorar a qualidade de vida do paciente de maneira integral.

É importante lembrar que a administração de ferro intravenoso deve ser cuidadosamente monitorada por um profissional de saúde, devido ao risco de reações adversas. Portanto, a decisão de iniciar essa forma de terapia deve ser baseada em uma avaliação médica detalhada, incluindo a análise de exames de sangue que confirmem a deficiência de ferro e a necessidade de reposição.

Em resumo, se você suspeita que está sofrendo de deficiência de ferro ou foi aconselhado a considerar a reposição de ferro intravenoso, é essencial procurar um médico para uma avaliação completa. Este profissional poderá orientá-lo sobre a melhor forma de tratamento, levando em consideração suas necessidades específicas de saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.