Qual o maior risco que a timpanoplastia oferece ao paciente ? É qual o tempo estimado para retornar

2 respostas
Qual o maior risco que a timpanoplastia oferece ao paciente ? É qual o tempo estimado para retornar às atividades diárias
Olá, extraí uma parte do termo de consentimento de nossa Associação Brasileira de Otorrino para lhe explicar melhor:

EFEITOS ADVERSOS DO PROCEDIMENTO
Alterações do paladar e boca seca: Ocorrem em geral na metade da língua do lado
operado. Tem duração variável, geralmente algumas semanas.
Dor: geralmente é leve e cede com medicações via oral. Muito raramente pode ser
necessária a reinternação para controle da dor.
Tonturas: podem ocorrer logo após a cirurgia, por irritação das estruturas do ouvido
interno. Em alguns casos podem persistir por algum tempo, raramente mais de uma semana.
RISCOS E COMPLICAÇÕES
Infecção: Leva a inchaço, saída de pus pelo ouvido e dor. Pode levar à perda do enxerto e
indicação de nova cirurgia.
Perda de audição: Em uma pequena parte dos pacientes pode ocorrer diminuição da
audição após a cirurgia, por razões cicatriciais. Esta perda raramente será muito grande,
porém existe um risco muito reduzido de surdez total do lado operado.
Perfuração Timpânica Persistente ou Recidivante (retorno da perfuração): em parte
dos casos o enxerto pode não pegar completamente ou pode necrosar (ser perdido). Nesses
casos uma segunda cirurgia pode ser indicada.
Zumbidos (ruídos dentro do ouvido que são percebidos apenas pelo paciente): podem
ocorrer ou mesmo piorar, a intensidade, o grau de incômodo e a duração são variáveis.
Zumbidos persistentes são de difícil tratamento.
Hematoma (sangue acumulado no local da cirurgia): Pode deixar avermelhado e depois
arroxeado o local da cirurgia, dependendo da quantidade pode ser preciso fazer uma
drenagem cirúrgica para retirar o sangue acumulado.
Paralisia facial (boca entortada): é rara, pode ocorrer de forma temporária ou definitiva,
por exposição, anormalidade ou inchaço do nervo facial. Em geral regride
espontaneamente. Em raras ocasiões o nervo pode ser lesado na cirurgia, e, nesses casos
pode ser necessário um enxerto de pescoço ou de perna. Também pode haver complicações
oculares, resultantes do não fechamento completo do olho do lado operado quando existe
paralisia facial.
Complicações de anestesia geral: As complicações anestésicas são muito raras, mas
podem ocorrer, devendo ser esclarecidas com o médico anestesista.

Espero que tenha ajudado. Conte conosco.
Att

Uma timpanoplastia feita por um profissional competente e experiente praticamente não há risco. Mas todo procedimento invasivo tem risco, desde o não fechamento da perfuração, infecção local, zumbidos, perda auditiva, entre outros. O mais importante é que o otorrino cirurgião seja capacitado, experiente, habilidoso e cauteloso.