Qual o melhor tratamento para Transtorno de Déficit de Atenção” (TDAH) ?

3 respostas
Qual o melhor tratamento para Transtorno de Déficit de Atenção” (TDAH) ?
Olá, espero que esteja bem! O tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode variar conforme a idade, a intensidade dos sintomas, o contexto de vida e as necessidades de cada pessoa.

O acompanhamento psicológico ajuda a compreender o funcionamento atencional, desenvolver estratégias de organização, manejo da impulsividade, regulação emocional e construção de rotinas mais possíveis. Já o acompanhamento psiquiátrico, quando indicado, pode incluir o uso de medicação para auxiliar no controle dos sintomas, especialmente quando há prejuízos importantes no estudo, trabalho ou relações.

Além disso, intervenções psicoeducativas, ajustes na rotina, hábitos de sono, organização do ambiente e apoio familiar também fazem diferença no manejo do TDAH ao longo do tempo.

Mais do que buscar “o melhor” tratamento, o fundamental é encontrar um plano terapêutico que faça sentido para a pessoa, respeitando sua singularidade e sendo ajustado conforme a evolução do acompanhamento profissional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Associação entre psicoterapia e psiquiatria.
O tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pode envolver o uso de medicação, principalmente psicoestimulantes, como metilfenidato ou lisdexanfetamina, que ajudam a melhorar a atenção, reduzir a impulsividade e organizar o pensamento. Em alguns casos, podem ser utilizados medicamentos não estimulantes, como atomoxetina ou alguns antidepressivos, quando há contraindicações aos estimulantes ou sintomas associados de ansiedade e depressão. O acompanhamento médico é essencial para ajustar doses, monitorar efeitos colaterais e avaliar a resposta ao tratamento. Mesmo sem terapias comportamentais, a medicação, aliada ao suporte educacional ou profissional, pode promover melhora significativa no funcionamento diário e na qualidade de vida.

Especialistas

Thaís Felini

Thaís Felini

Psiquiatra

Sorriso

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

André Manzotti

André Manzotti

Psiquiatra

Maringá

Nathália Fraporti

Nathália Fraporti

Generalista

São Paulo

Marilia Joly

Marilia Joly

Médico clínico geral

Porto Feliz

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 584 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.