Qual o nome da cirurgia que faz vários furinhos no crânio da pessoa que tem moyamoya? O médico suger

2 respostas
Qual o nome da cirurgia que faz vários furinhos no crânio da pessoa que tem moyamoya? O médico sugeriu esta cirurgia pra minha cunhada, uma vez que aparentemente ela está bem, porém diagnosticada com 47 anos de idade, hj com 50. E minha cunhada está com.medo de fazer.
Na doença de moyamoya o paciente apresenta fechamento das artérias que levam sangue para o cérebro. Desta forma, todos os tipos de tratamento tentam promover uma revascularização do cérebro, que pode ser direta (através de uma conexão direta entre uma artéria de fora do crânio com outra artéria intracraniana-bypass ou anastomose) ou indireta (procedimentos que induzem a formação de novas artérias, entre eles a cirurgia que faz múltiplos furos no crânio).
O tratamento ideal deve considerar a possibilidade de realizar uma revascularização direta, com o intuito de melhorar a irrigação sanguinea para o cérebro no curto prazo, combinado a procedimentos que induzam a formação de neovascularização, sustentando assim uma boa vascularização cerebral no médio e longo prazo, consequentemente diminuindo o risco de um acidente vascular cerebral (AVC).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Egmond Alves
Neurocirurgião
Sorocaba
A cirurgia sugerida para sua cunhada provavelmente é a **encefaloduroarteriosinangiose (EDAS)** ou a **encefalomiosinangiose (EMS)**. Ambas são procedimentos indiretos de revascularização utilizados no tratamento da doença de **Moyamoya**, e envolvem a criação de múltiplos pequenos furos no crânio para estimular o crescimento de novos vasos sanguíneos e melhorar a circulação cerebral.

### **Principais técnicas cirúrgicas para Moyamoya:**
1. **EDAS (Encefaloduroarteriosinangiose)** – Envolve a dissecção de uma artéria do couro cabeludo (geralmente a artéria temporal superficial) e sua colocação diretamente sobre o cérebro, facilitando o crescimento de novos vasos sanguíneos.

2. **EMS (Encefalomiosinangiose)** – Utiliza um músculo da têmpora (músculo temporal) que é colocado sobre o cérebro para estimular a vascularização.

3. **Burr-Hole Surgery** (Cirurgia de Múltiplos Furos) – Consiste na perfuração de pequenos buracos no crânio para permitir a entrada de novos vasos sanguíneos a partir do couro cabeludo e das meninges, favorecendo a irrigação cerebral. Este procedimento pode ser realizado isoladamente ou em conjunto com outras técnicas.

Se a doença foi diagnosticada há três anos e sua cunhada está bem, pode ser que a progressão esteja lenta. No entanto, a doença de Moyamoya é **progressiva e imprevisível**, podendo levar a AVCs se não tratada adequadamente. A cirurgia visa prevenir eventos isquêmicos futuros e melhorar a qualidade de vida. O medo da cirurgia é compreensível, mas uma boa conversa com o neurocirurgião pode esclarecer os riscos e benefícios para ajudar na decisão.

Se precisar de mais informações ou ajuda para esclarecer dúvidas para ela, estou à disposição!

Especialistas

Camilo Vieira

Camilo Vieira

Neurologista pediátrico, Pediatra

Salvador

Joao Quialheiro Abreu

Joao Quialheiro Abreu

Cardiologista

Bauru

Vera Lucia Pravatta

Vera Lucia Pravatta

Pediatra

Itu

Roberto Araújo Ramos

Roberto Araújo Ramos

Pediatra

Curitiba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 21 perguntas sobre Doença De Moyamoya
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.