Qual o tratamento para lesão nodular e irregular do terço anterior da prega vocal direito? É grav

6 respostas
Qual o tratamento para lesão nodular e irregular do terço anterior da prega vocal direito? É grave?
Como você já descreveu a lesão, presumo que já fez uma Videolaringoscopia ou exame similar. Se você possui o nódulo e ainda sem fenda isso é ótimo pois você deve ter percebido bem no início da formação. Dependendo da sua emissão vocal o problema pode ser até considerado simples, com grandes chances de ser resolvido por sessões de fonoterapia. Sugiro que você busque uma avaliação Fonoaudiológica o quanto antes e leve seus exames realizados para traçar estratégias. Nesse contexto o que considero ainda mais importante e descobrir o porquê da formação nodular (será que mau uso ou esforço vocal?) para que uma vez detectada a causa possamos traçar estratégias para evitar recidivas após a eliminação do nódulo.

Tal qual os outros colegas, a recomendação é o tratamento fonoaudiológico. Que buscará a resolução da queixa vocal e a reabsorção da lesão.
É importante que se alcance o motivo da lesão, pois é frequente que nódulos estejam ligados ao mau uso da produção vocal; para que se tratado, ele não volte a aparecer.
A gravidade do caso, está na continuidade dos maus hábitos vocais, na qualidade vocal ruim e se a voz é utilizada como instrumento de trabalho.
O caso em si, precisa ser esclarecido quanto à natureza da lesão, os nódulos, na maioria das vezes são bilaterais , ao contrário dos cistos que geralmente ocorrem em uma prega vocal, os dois casos aparecem por abuso vocal. Os nódulos, por sua vez têm mais chances de serem removidos em fonoterapia com exercicios de relaxamento cervical, aquecimento e desaquecimento vocal com enfoque na coordenação fonorrespiratória. Já o cisto, não percebo melhora somente com reeducação vocal. Sugiro retirada via cirurgia.
Geralmente a conduta clinica para nódulo em pregas vocais e terapia fonoaudiológica. Porém que o nódulo estiver muito queratinizado se recomenda fonoterapia e se não tiver resultado pensar em cirurgia. Que tem riscos em gerar cicatriz na mucosa da prega vocal e alterar a sua voz no canto. Converse com seu médico e consulte um fonoaudiólogo
Geralmente lesão nodular é benigna e tratada por fonoterapia. Converse com seu médico otorrinolaringologista a fim de ficar tranquilo e procure um fonoaudiólogo.
Olá!

A lesão é apenas na prega vocal direita? Pergunte a quem fez o exame se é um nódulo ou um cisto. Nódulos costumam apresentar-se nas duas pregas vocais, embora há alguns casos de manifestação unilateral - mas não são frequentes.

Sendo um nódulo, a fonoterapia e a mudança nos hábitos vocais prejudiciais costumam ajudar, e muito, na extirpação do problema. Só haverá necessidade de cirurgia se o nódulo estiver muito fibroso.

É, portanto, um problema fácil de ser tratado. A sua incidência é bastante comum, principalmente para determinadas profissões que possuem uma forte demanda vocal e não tão boas condições de repouso vocal.