Qual procedimento adotar, em termo de ajuda psicológica, em caso de estupro?

21 respostas
Qual procedimento adotar, em termo de ajuda psicológica, em caso de estupro?
O procedimento seria buscar ajuda psicológica com urgência, e dependendo da gravidade e consequências buscar todo um atendimento multiprofissional também.

Busque um tratamento psicoterapêutico especializado com um profissional que lhe ofereça segurança e confiabilidade.
Essa ocorrência é realmente lamentável, por isso o acompanhamento Psicoterapeutico é importante.
Recomendo sim, buscar um profissional de sua confiança, para que possa trabalhar os sentimentos derivados da situação e poder seguir sua vida.

Abraços.
Procure o mais rápido possível, as autoridades médicas e hospitais especializados com tratamentos voltados para a mulher, considere o caso das autoridades policiais em delegacias especializadas (delegacia da mulher, se houver uma próxima a você), e ajuda psicológica especializada (pelos serviços públicos de saúde, pelo seu plano de saúde ou particularmente). O fato faz a urgência.
Se está querendo procurar ajuda, o mais importante é que @ profissional (psicólog@, psicoterapeuta, ou psicanalista) lhe pareça merecer a sua confiânça e de nenhma maneira aumente ainda a humiliação que você sofreu. O resto se desenvolve na conversa com el@.

Esta recomendação inclui a de evitar profissionais que infantilizam @ cliente, procurando agradar, mas na realidade @ impedem de crescer com o que viveu. Este crescimento mental é o que é necessário para você voltar a viver bem.
Olá,
Esse é um assunto muito sério e traumatizante. A psicoterapia é importantíssima para que se possa elaborar essa situação, e todos os sentimentos, emoções e pensamentos que vem junto com isso. Não demore a buscar um psicólogo para isso. E é muito importante que você se sinta bem a vontade e acolhida(o) por esse profissional escolhido. Boa sorte.
Procurar um psicólogo, para restabelecer sua vida, pois o fato da violência, torna-se um marco. se a pessoa sofre ameaças e não consegue buscar atendimento, alguém em seu auxílio poderá procurar orientação em Centro de Atendimento Público especializado, o sigilo será mantido e a vítima vai ter toda proteção necessária.
Trabalho com EMDR, uma abordagem que tem ação pontual sobre traumas. Essa terapia dessensibiliza os pensamentos angustiantes, pensamentos negativos sobre si mesmo que é muito comum em pessoas que passaram pelo estupro. Além do mais, reforça os pensamentos positivos. Para trabalhar com EMDR, o psicólogo tem que ter certificação do Instituto EMDR Brasil. Abraço e boa sorte.
Nestes casos fundamental psicoterapia de base cognitiva-comportamental.
Se o abuso for recente, procure um Hospital de referência(por ex, Pérola Byington) para realizar exame de corpo de delito e procurar ajuda médica para anticoncepção de emergência e terapia antirretroviral. Depois procure um atendimento no CAPS, ou atendimento psicológico na UBS. Pode precisar de ajuda do psiquiatra em casos mais sintomáticos: insônia, ansiedade, TEPT.
Procure urgentemente a terapia para elaborar essa problemática que aconteceu. Seu psicólogo vai te direcionar em buscar outros profissionais como médico para exames clínicos e laboratoriais para ver se teve algum outro problema em decorrência do estrupo. A terapia vai ajudar a seguir em frente e construir uma nova etapa na vida.
Olá, trabalho com EMDR e esta abordagem tem tido uma eficácia muito grande em casos de traumas, quer sejam simples, ou complexos. A terapêutica visa desbloquear toda a carga afetiva, pensamentos, emoções e sensações físicas que se fixaram junto à memória do evento, de maneira que a pessoa consiga superar o trauma e prosseguir com sua rotina de forma adaptativa.
Se a pessoa que sofreu a violência for menor de idade, o pai, a mãe ou o responsável legal poderá marcar uma consulta com o psicólogo, sem a presença do menor, para expor a questão com o objetivo de tratamento. Após isso feito, a consulta com o menor é agendada para outro dia e, sem a presença do adulto na sala de atendimento, caso isso seja possível, pois vai depender das condições do menor, o tratamento será iniciado com a frequência semanal que o psicólogo achar adequado ao caso.
Nos casos de violência em adultos a conduta é diferente. Sugerir a ida ao psicólogo é importante e fundamental, mas a pessoa pode sentir-se humilhada, constrangida e precisar de algum tempo para decidir.
O paciente vítima de violência sexual pode está procurando auxílio em vários órgão:

-Conselho Tutelar
-Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS
-Hospitais
-Delegacia de policia.

A psicoterapia é importantíssimo nos casos acima, mas também é de extrema necessidade que as condições físicas do paciente seja avaliado por uma equipe especializada para que se necessário o paciente possa ser medicado contra doença sexualmente transmissível.
A sessão de psicoterapia é o espaço que acolhe o sofrimento, e, em vínculo de confiança, através de escuta atenta, trabalha junto aquele (a) que busca "uma saída", uma nova forma de lidar com a memória traumática. Como seguir adiante apesar desta experiência terrível ter sido escrita na sua história? Seguir adiante em qualidade é uma construção possível!
Olá, na realidade é um conjunto entre vários departamentos que lidam com esse assunto,incluindo a ajuda psicológica. Se o fato é declarado, os departamentos da policia e pericia são em primeiro lugar, depois o departamento de psicologia para que o profissional faça o acolhimento necessário e a escuta desta pessoa neste momento tão difícil. Se o fato ainda não é declarado há necessidade de avaliação diagnóstica para depois os procedimentos que eu já citei acima.
É muito importante que. Pessoa afetada por esse tipo de situação traumatizante tenha um espaço para a sua fala, o que lhe permitirá uma elaboração e possível simbolização a posteriori. Procure um Psicanalista na sua região.
O estupro, assim como tantos outros, porém em maior intensidade, se constitui como trauma que deve ser visto e tratado por profissionais especialistas. A área psíquica da vítima que sofreu este trauma se mostra significantemente aflita e confusa, necessitando um olhar atento e acolhedor, para o restabelecimento do equilíbrio emocional. Este trauma não afeta somente às áreas da sexualidade, mas outras, das quais devem ser atentamente trabalhadas em contexto terapêutico.
Olá, estupros costumam ser vividos pelas vítimas como traumas emocionais. É importante que se busque um acompanhamento psicoterápico para que possa trabalhar essas emoções, sentimentos e sensações traumáticas. Durante as sessões, a psicóloga irá buscar reesignificar esse acontecimento, fazendo com que a pessoa passe a lidar melhor com esse fato que faz parte de sua história.
Boa noite. Nesses casos é bom ter acompanhamento de um profissional, ele vai te ajudar a fazer o manejo da situação. Essa é uma situação que a família precisa entender como a pessoa que sofreu o abuso se sente. Pois certas mudanças acontecerão no comportamento, não deixe de buscar ajuda, tanto para você como para a pessoa. Tenha uma boa noite.
Acredito ser muito perigoso para um profissional realizar psicodiagnósticos a partir de um sintoma. O ideal, assim como aprendemos, é avaliar com profundidade as causas para expandir a consciência e dar novos significados para as questões da vida. Procure um profissional que vai ajudar você a chegar nessa compreensão e não apenas responder às dúvidas... afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!