Qual tem mais efeito colateral citalopram ou escitalopram

3 respostas
Qual tem mais efeito colateral citalopram ou escitalopram
Algumas literaturas sobre farmacologia referenciam o Citalopram como tendo mais efeitos colaterais, quando comparado ao Escitalopram.

Mas cada organismo reage de uma maneira: pode ser que, para um paciente, o Citalopram tenha menos efeitos colaterais e seja mais bem tolerado.

Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Jonathan Marcolini
Psiquiatra
São Paulo
Mais comumente o Citalopram. Mas veja, existem alguns casos em que o citalopram poderá ser mais útil. Além de atuar como antidepressivo, ele tem um leve efeito colateral que é o aumento do sono. Caso o paciente tenha insônia, tomando a medicação a noite, ajudaria também nesse quesito. Então, cada paciente é único, e necessita ser avaliado individualmente de que forma o medicamento escolhido poderá melhor ajudá-lo. Abraço!
Boa tarde, tudo bom? De forma geral, o escitalopram tende a apresentar menos efeitos colaterais do que o citalopram. Isso ocorre porque o escitalopram é a forma ativa e mais “pura” da molécula, o que proporciona melhor tolerabilidade em muitos pacientes.

Os dois medicamentos pertencem à mesma classe (ISRS) e têm efeitos semelhantes, como náuseas, insônia, dor de cabeça, boca seca, diminuição da libido, entre outros. Mas o escitalopram, por ser mais seletivo, costuma causar esses efeitos com menor intensidade ou frequência.

Se tiver interesse, podemos marcar um horário para rever seu tratamento e pensar em outras estratégias se necessário. Fico à disposição. Um ótimo dia!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.