Quando a aplicação de Ventosa deslizante na panturrilha é muito dolorida para a paciente, é indicado

21 respostas
Quando a aplicação de Ventosa deslizante na panturrilha é muito dolorida para a paciente, é indicado suspender o tratamento?
Nem sempre é necessário suspensão. Para que uma técnica seja suspensa, precisa avaliar se trouxe algum malefício (físico, psicológico) ao paciente. Existem uma série de elementos a serem avaliados para uso da Ventosaterapia, ou outras técnicas e a região a ser tratada.

Concordo com o Colega!

O local da aplicação pode ficar dolorido e roxeado por alguns dias, dependendo da quantidade de vácuo que é imposta sobre a pele. Mas nada que atrapalhe a vida cotidiana do paciente. O alívio dos sintomas prévios à aplicação é sempre muito satisfatório e faz valer a pena o leve desconforto.
Concordo com os demais colegas.
Bom dia. Experimente fazer um descolamento tissular manual antes de realizar a ventosaterapia e avalie se a sensação ficou mais agradável e menos dolorida para sua paciente.
Ventosa não serve para nada. Se tiver dor articular ou muscular, procure um Fisioterapeuta Certificado no Método Mckenzie.
Se a dor for suportável e não estiver trazendo prejuízos para o paciente/cliente não vejo o pq evitar o tratamento mas o importante é uma avaliação minuciosa para indicar o melhor tratamento.
Particularmente ( e respaldada pela ciência dentro de um complexo neurofasciogenico) não gosto nem um pouco de técnicas dolorosas. Primeiro que é paradoxal, o paciente chega com uma dor e o terapeuta lhe aplica outra dor ????. Segundo que existe uma explicação fisiológica para explanar o porque não gerar nova dor.
Respeito todas as técnicas; eu, trabalho no intuito de eliminar a dor e devolver a liberdade de movimento para o corpo.
Olá! Em primeiro lugar seria legal sabermos com qual finalidade a ventosa deslizante esta sendo utilizada. Apesar da panturrilha ser uma região naturalmente mais sensível principalmente na parte mais interna e superior, descartar possíveis alterações vasculares é importante, e neste caso se a dor persistir é necessário a paciente/cliente se consultar com um médico vascular.
Após descartado problemas vasculares, vale a pena tentar diminuir um pouco a pressão negativa da ventosa, pois talvez esteja excessiva para a região, e se mesmo assim a dor persistir, então mude a forma de manipulação tecidual. Dependendo do objetivo principal, uma manipulação manual pode ser tão eficiente quanto a ventosa e bem menos dolorosa. ;)
Não há evidências científicas que comprovem a eficácia do uso de ventosa. Procure um fisioterapeuta que atue baseado em evidência.
Nada que traga muito sofrimento ou desconforto ao paciente é necessário ou deve ser mantido. Existem outros recursos fisioterapêuticos tão eficazes quanto a ventosa. Hoje em dia a pesquisa na prática clínica considera como um dos pilares essenciais de bons resultados a experiência e opinião do paciente acerca do seu tratamento, e toda decisão deve ser compartilhada com ele.
Primeiro é importante saber a real indicação desta conduta, para não estar tratando somente sintomas. É importante se buscar a causa que está gerando aquele sintoma. De qualquer maneira, não precisa ser muito doloroso , além de ser desnecessário. É possível adequar o vácuo de forma que a ventosa deslize, sem gerar dor no paciente.
Se está causando mais malefício do que benefício, é melhor suspender, e utilizar outros recursos fisioterapêuticos. Também é bom procurar um bom Fisioterapeuta, que faça uma boa avaliação e que não trate só os sintomas do problema, mas que trabalhe a causa também .
Primeiramente é necessário descartar a possibilidade da dor exagerada ser por insuficiência vascular periférica atravéz de um angiologista. Descartada a possibilidade, o fisioterapeuta pode manipular o tecido manualmente antes de aplicar a ventosaterapia e ajustar o vácuo imposto sobre a pele para que a aplicação torne-se suportável.
A Ventosaterapia é uma técnica que consiste na liberação do tecido conjuntivo, liberando as fáscias, aumentando a circulação sanguínea e a oxigenação para um melhor deslizamento das aponeuroses, e relaxando a musculatura afetada.
Durante a utilização da técnica o paciente pode sentir algum desconforto e até mesmo dor, isso devido a liberação miofacial, estimulo circulatório e das terminações nervosas livre com baixo limiar para dor.
Na existência de contra indicações como Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;Varizes;Feridas;
Febre ou logo após praticar exercícios , para diminuir a dor pode ser utilizada a técnica não deslizante ou a técnica deslizante com pouca pressão. A pressão e o deslizamento podem ser aumentados na medida em que a tolerância do paciente a dor aumente. Portanto, não é necessário suspender o tratamento.

Att
Diego Pereira Bica
Boa tarde! Recomendo diminuir o Vácuo e bem possívelmente que tenha menos desconforto. Observar se a região não tem outro doença associada, do tipo Vascular.
Depende da forma que se aplica. Estou a disposição para uma consulta e esclarecimento.
Não vejo por que suspender o tratamento. Talvez usar menos vácuo ajude. Existem tambem outras técnicas menos dolorosas para o paciente e também com ótimos resultados.
Independente da técnica usada SE essa não está lhe trazendo benefícios converse com o teu fisioterapeuta sobre outras possíveis técnicas que possam trazer o benefício que ele quer trazer a você.
A panturrilha é um local que é sensível mesmo quando se trata de qualquer manipulação muscular ou de tecidos.
Olá! Antes de aplicar uma técnica, seja ela qual for e importante informar o cliente sobre seus efeitos e possível resultado! Na dúvida não realize!
Não necessariamente, recomendo avaliar o custo benefício e verificar se existe alguma outra conduta que tenha os mesmos objetivos clínicos terapêuticos.
Se a técnica for desconfortável para o paciente, indicaria usar outra técnica ou instrumento. Existem vários recursos para tratar um mesmo problema. Fico à disposição!