Quando a litotripsia não consegue fragmentar o cálculo, qual outra opção?

2 respostas
Quando a litotripsia não consegue fragmentar o cálculo, qual outra opção?
Ola
Quando a litotripsia extracorporea não consegue fragmentar o calculo outra alternativa seria a cirurgia para poder fragmentar o calculo com laser e retira los com uma pinça
Att
Dr Alexandre

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Há uma taxa normal de falhas da Litotripsia Extracorpórea (LECO). Alguns fatores como a densidade (dureza) e localização do cálculo, obesidade, alterações anatômicas, imobilização durante o procedimento (com anestesia as taxas de sucesso são maiores) e boa técnica influenciam. Alternativas à falha dependem sobretudo do tamanho e localização do cálculo. Cálculos renais menores normalmente tem boa resolução com ureterorrenolitotipsia flexível. Nessa cirurgia, realizada com anestesia, o urologista entra com um aparelho pela uretra e chega até o rim. Uma vez no rim o laser é utilizado para quebrar os cálculos e os fragmentos são retirados. Cálculos no ureter (canal que leva a urina do rim a bexiga) tem tratamento semelhante. Cálculos renais maiores, normalmente são tratados com nefrolitotripsia percutânea. Nessa cirurgia, um orifício pequeno, em geral do tamanho de uma polpa digital, é feito nas costas do paciente e por ele chega-se até o cálculo renal. A pedra é fragmentada e retirada. Por último ressalto que essas são explanações genéricas e cada caso deve ser discutido entre o paciente e seu urologista.

Especialistas

Raphael Barroso Kato

Raphael Barroso Kato

Urologista

São Paulo

Dalvani Elias

Dalvani Elias

Urologista

Cuiabá

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 418 perguntas sobre Litotripsia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.