Quando a pessoa vai dormir o corpo desliga aos poucos lentamente gradualmente vai perdendo o tônus m

13 respostas
Quando a pessoa vai dormir o corpo desliga aos poucos lentamente gradualmente vai perdendo o tônus muscular mesmo ainda completamente acordado o tônus muscular dá uma leve diminuída??
Olá. Sinto que seria necessário compreender melhor a sua questão antes de expressar algum posicionamento técnico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O que você relata, esse desligamento progressivo do corpo mesmo com a mente ainda desperta, pode ser compreendido como parte do processo de entrega ao sono, um momento em que o eu começa a afrouxar seu domínio sobre o corpo. É uma transição em que o controle consciente cede espaço ao inconsciente. Muitas vezes, essa vivência pode provocar angústia, especialmente se houver algo interno que resista a esse deixar-se cair. Talvez valha explorarmos o que está em jogo nesse momento de passagem, o que se ativa aí, quando o corpo começa a ceder e a mente ainda não se deixa ir.
Sim, mesmo antes de dormir completamente, o tônus muscular já começa a diminuir levemente durante o relaxamento inicial (fase de transição para o sono), mas a pessoa ainda está acordada e consciente. É um relaxamento gradual do corpo.
Ei...

- É assim mesmo, aos poucos vamos relaxando, isso do estado de consciência antes do sono é bastante pessoal, algumas pessoas têm mais outras menos, em alguns casos a consciência é perdida progressivamente, em outros de forma abrupta. A propósito, excelente pergunta a sua.


- Caso queira nos mandar mais detalhes e perguntas, ficarei feliz em responder.


Abraços
Antes de responder, seria interessante compreender o que está entendendo por "tônus muscular". Dizer que o corpo relaxa durante o adormecimento, por exemplo, é diferente de inferir que há alteração no tônus muscular. Para mais informações e em caso de angústias, dê preferência a uma consulta com profissional! Queixas de sono podem ser sanadas por um médico neurologista, por exemplo. Votos pelo seu bem-estar!
Não só quando está indo dormir, nosso corpo reage e se prepara para as atividades conforme contingência. Quanto mais estresse for exercido sobre os músculos, mais tensão ele vai aguentar. Conforme nosso corpo se coloca em repouso, os músculos também diminuem a intensidade de suas contrações e por isso, sim, o tônus muscular dá uma leve diminuída.
O corpo relaxa, e para isso a musculatura precisa soltar. Do contrário não estaria relaxado. Porém é possível relaxar e se perceber assim sem estar dormindo propriamente.
Sim, ao adormecer, o corpo vai relaxando gradualmente e o tônus muscular diminui mesmo antes de perder a consciência.
 Fernando Nascimento
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Bom, sabemos que dormir é fundamental para a vida. Portanto, é uma função do corpo que não está desconectada dos processos mentais, emocionais, ou mesmo inconscientes. O corpo quando começa a diminuir seu tônus muscular está se preparando para um momento de regeneração, de organização e relaxamento daquilo que foi vivido.

Mas o corpo não fala só com suavidade. Às vezes, esse mesmo tônus se expressa de outras formas durante a travessia para o sono: em apertos de mandíbula, como no bruxismo; em distúrbios do sono, ou nos movimentos dos sonhos que atravessam a noite. O que deveria ser relaxamento pode, por vezes, carregar tensões que ainda não encontraram palavra ou espaço.

Então sim, mesmo ainda acordado, o corpo pode já começar a ceder. Mas há noites em que esse gesto é interrompido por algo que insiste, que retorna, e é aí que talvez o sono precise mais do que descanso: precise de escuta.
Sim, é natural que o corpo vá gradualmente perdendo o tônus muscular quando estamos nos aproximando do sono, mesmo que ainda estejamos conscientes. Esse é um processo fisiológico normal do organismo.
Sim, mesmo antes de adormecer completamente, o cérebro começa a reduzir gradualmente o tônus muscular. Isso ocorre durante a transição da vigília para o sono, principalmente com a diminuição da atividade do sistema reticular e ativação de áreas que induzem o sono, como o núcleo pré-óptico. É um processo neurológico natural e progressivo.
Sim, esse é um processo normal e neurofisiológico do início do sono.
Quando nos aproximamos do sono o cérebro começa a reduzir atividade dos neurônios motores, e o sistema nervoso parassimpático (que é o responsável por promover relaxamento) aumenta o seu domínio e isso leva a uma redução leve do tornos muscular mesmo que a pessoa esteja acordada, então ela começa a sentir o corpo amolecendo, pesando, desligando.

Quando o ser humano está prestes a adormecer, o tônus muscular já começa a diminuir gradualmente. Isso acontece devido, a inúmeras mudanças fisiológicas que preparam pouco a pouco o corpo para o início do sono.
Espero ter lhe ajudado. Fico à disposição.
Att,
Psic. Fernanda C. Beer.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.