Quando devo procurar a Terapia interpessoal (TIP) ?

4 respostas
Quando devo procurar a Terapia interpessoal (TIP) ?
Você deve procurar a Terapia Interpessoal (TIP) quando percebe que suas emoções estão ligadas a perdas, conflitos ou mudanças na vida.
Ela é breve, prática e ajuda você a aliviar o sofrimento enquanto aprende a fortalecer relações e construir conexões mais saudáveis.
É o caminho quando você quer mais do que melhorar sintomas: quer transformar sua forma de se relacionar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Terapia Interpessoal (TIP) é uma abordagem estruturada, de curto a médio prazo, focada nas relações sociais e na forma como elas influenciam o humor e o bem-estar. Você pode considerar buscar a TIP quando notar que suas dificuldades emocionais estão ligadas a situações interpessoais específicas. Como: Conflitos interpessoais, Transições ou mudanças importantes na vida, Luto ou perda significativa, Dificuldade em iniciar ou manter relacionamentos, Sintomas depressivos ligados a problemas de relacionamento e Questões de papel social.
Dr. Leonardo Mello
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Você deve procurar a Terapia Interpessoal quando perceber que problemas nos seus relacionamentos estão impactando seu humor, gerando sofrimento emocional ou prejudicando seu funcionamento diário.
A Terapia Interpessoal (TIP) é indicada, principalmente, quando você percebe que seu sofrimento emocional ou depressão está diretamente ligado aos seus relacionamentos atuais.

Você deve considerá-la se estiver enfrentando dificuldades específicas como o luto não resolvido, conflitos constantes com familiares ou parceiros, grandes mudanças de vida (como divórcio, nascimento de um filho ou desemprego) ou se sente isolamento social. O foco dessa abordagem é melhorar a qualidade das suas conexões para aliviar os sintomas.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Michelle Sousa

Michelle Sousa

Psicólogo

Recife

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.