Quando é indica a cirugia na Malformação De Arnold-Chiari?

4 respostas
Quando é indica a cirugia na Malformação De Arnold-Chiari?
"Malformação de Chiari" é o termo preferido para o tipo 1, sendo que, geralmente, o termo "malformação de Arnold-Chiari" é reservado para a malformação do tipo 2. A indicação de cirurgia é feita para pacientes que se tornam sintomáticos e deve ser realizada o quanto antes (Manual de Neurocirurgia, 7a edição, 2013), tendo em vista que respondem melhor quando a operação ocorre no período de dois anos após início dos sintomas. Os assintomáticos devem ser acompanhados e os sintomáticos estáveis durante muitos anos devem permanecer sob observação com indicação de cirurgia se houver sinais de agravamento do quadro. O sintoma mais comum no tipo 1 é a dor (69%) de cabeça na região occipital, habitualmente causada pela extensão do pescoço e manobra de Valsalva (esforço para expelir o ar dos pulmões, mas manter a boca fechada e sem expelir o ar pelo nariz). Lembrar que tudo isso é uma generalização. Todos os casos devem ser avaliados presencialmente em consulta com seu médico. Só ele decide.

A correção cirúrgica da mal formação de Chiari (Arnold - Chiari) está indicada quando o paciente apresenta imagem compatível com a clínica apresentada, de forma geral, os sintomas compreendem dores de cabeça e dores na nuca. Consulte um Neurocirurgião para um exame clínico e neurológico adequado.
Bom dia,

A doenç de Chiari se apresenta em vários subtipos de complexidade diferentes, além de poder estar associada a outras malformaçoes da base do crânio como: platibasia e invaginação do processo odontóide. A cirurgia é indicada quando o paciente apresenta sintomas relacionados ao tronco cerebral, como dificuldade para engolir (disfagia), alteraçoes da voz (disfonia) e siringomielia. O sintoma mais comum é a dor de cabeça localizada na região da nuca, mas ela por si só não é um indicador da cirurgia.
Os sintomas da Malformação de Arnold-Chiari vão indicar o momento da cirurgia e eles vão desde dor de cabeça occipital até fraqueza em membros. É importante que você faça uma consulta com um especialista com experiência nesta patologia.