Malformação de arnold-chiari - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - malformação de arnold-chiari

Rafael Figueirêdo Pontes

Rafael Figueirêdo Pontes

Neurocirurgião, Especialista em dor

Fortaleza

Arnaldo Escorcio Athayde Netto

Arnaldo Escorcio Athayde Netto

Neurocirurgião, Generalista

São Paulo

Fernando Simões

Fernando Simões

Neurocirurgião

Goiânia

Salassiê Mansur

Salassiê Mansur

Neurocirurgião

São Paulo

Erton César

Erton César

Neurocirurgião

Natal

Marcos Madeiro Filho

Marcos Madeiro Filho

Neurocirurgião

Maceió

Perguntas sobre Malformação de arnold-chiari

Nossos especialistas responderam a 170 perguntas sobre Malformação de arnold-chiari

Olá. A técnica estabelecida em todo o mundo para os casos de Malformação de Chiari que necessitam tratamento é a descompressão. Existem variações nas técnicas de descompressão, mas todas tem…
2 respostas


Olá. Por definição alguns consideram até 2 a 3mm estar dentro da normalidade. De qualquer forma o ideal é manter um acompanhamento com o neurocirurgião até que se comprove a estabilidade do quadro.
1 respostas


Olá. Trata-se de uma patologia cirúrgica, mas a abordagem, ou seja o tipo de cirurgia depende da conformação e do real conteúdo da protuberância. Isso se define através de exames de imagem, sendo…
1 respostas

Especialistas falam sobre Malformação De Arnold-Chiari

A malformação de Chiari é decorrente do subdesenvolvimento da fossa posterior que acarreta compressão das estruturas craniocervicais e obstrução da circulação liquórica. Para definir o tratamento é necessário a avaliação dos exames de imagem, a presença de siringomielia e o quadro clínico do paciente.

Dener Zandonadi

Neurocirurgião

São Luís

Agendar uma visita

A Malformação de Chiari tipo 1 é uma alteração geralmente diagnosticada na idade adulta, e se caracteriza pela herniação de uma região do cerebelo chamada tonsila através forame magno. Esse forame faz a comunicação do crânio com a região do pescoço, e por ele passa a medula. Em 15 a 30% dos pacientes esta malformação é assintomática, e no restante o principal sintoma é a dor de cabeça na região da nuca, podendo a dor irradiar para a região cervical, braços, e até causar fraqueza dos membros. Nos pacientes assintomáticos é possível tratar de forma conservadora, mas naqueles que apresentam sintomas importantes o tratamento geralmente é cirúrgico, com bons resultados.

Renvik Demauir

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Malformação de arnold-chiari?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.