Quando eu era adolescente, fui a um dentista que fingiu que tinha feito canal no meu dente,passado u

15 respostas
Quando eu era adolescente, fui a um dentista que fingiu que tinha feito canal no meu dente,passado um tempo,coloquei um bloco e depois coloquei aparelho dentário. Qdo tirei o aparelho, senti necessidade de mudar o bloco, prq o fio dental passou a grudar nele e a dar mal cheiro. Então fui ao dentista que constatou que o dente está bem deteriorado e que não foi feito canal. Se não tinha sido feito canal,poderia a protesista colar uma bloco nesse dente?Poderia o ortodontista colocar aparelho em um dente deteriorado sem o tratamento adequado?Falo isso,prq o dentista teme de que na tentativa de retirar o bloco do dente,o dente ,que está bem deteriorado,se quebre, ou seja,na hipótese de ele quebrar,eu vou ter que tirar ele por inteiro, afetando a posicao dos meus dentes que já foram reposicionados com o apatelho.Tanta incompetência junto.Eu não sou dentista,mas acredito não ser razoável colocar bloco nem aparelho em um dente que apresenta necessidade de fazer canal.
Olá tudo bem?!
Quando você fala em "bloco" suponho que seja uma prótese fixa sobre seu dente. Pois bem, minha opinião como dentista:
Concordo com você que antes de iniciar qualquer procedimento, seja fazer uma prótese nova para seu dente, ou ter colocado aparelho, tudo deveria ser estudado nos detalhes, os prós e contras de cada situação.
Mas enfim, como essa situação já está instalada, te aconselho a à partir de agora ficar bem atenta ao seu tratamento.
Converse com seu dentista, ou também com outros dentistas especialistas em prótese ou canal.
Estudem uma melhor opção, faça exames de rx ou tomografia desse dente caso precise. E decida você e seu dentista se vale à pena manter este dente, retratar o canal, nova prótese...ou exodontia deste dente e implante como substituto.
Espero ter ajudado.

Procure as imagens dos tratamentos! quando você iniciou os tratamentos provavelmente fez alguns rx, que poderiam mostrar a real condição dos seu dente! Porque formar uma opinião é difícil sem uma comprovação!
Você está correto!!! Não se faz prótese sem antes tratar do canal do dente.
Olá. Sinto muito pelo seu descontentamento. Quando há necessidade de fazer uma coroa (prótese fixa - "bloco") em um dente, ela pode ser feita com ou sem núcleo ("pino"), depende do histórico, sintomalogia e aspecto do dente. Se houver necessidade do núcleo é necessário realizar o tratamento de canal. Não é possível instalar um núcleo em um canal que não esteja tratado. Sobre a condição do aparelho, é possível usar a coroa para movimentar o dente, mas caso o canal não esteja bem tratado é possível que haja dor ou surgimento de fístula (uma bolha com secreção). Se a condição indejada estiver evidente na radiografia panorâmica realizada previamente à colocação do aparelho, é indicado retratamento antes de iniciar com o aparelho. Outra situação é que o uso do aparelho requer atenção dobrada para a higienização. Não é incomum em pacientes com uso prolongado de aparelho, encontrarem cáries ao removê-lo. A minha sugestão é uma boa avaliação com uma equipe de Endodontista e protesistas para uma conduta que possa resolver o seu caso.
Nossa muito chato todo este descontentamento, o que posso te dizer como especialista em Endodontia (canal) e Em Prótese Dentária é que não se faz tratamento de canal profilático, ou seja, preventivamente, se não houver indicação, não há necessidade de fazê-lo, e assim seu dente ficou durante anos, sem o tratamento de canal feito, pois provavelmente não houve indicação para isto. E a prótese que foi feita provavelmente deve ter dado problema (infiltrado por exemplo) durante o tratamento ortodôntico, o que é bem comum de acontecer já que a higienização se torna mais difícil nesta fase. Tenha calma e tente resolver seu tratamento daqui pra frente esclarecendo todas as sua dúvidas antes de um novo tratamento. Para maiores conclusões precisaria avaliar suas radiografias. Espero ter ajudado.
Olaaa !!! . Vc pode sim ter coroa em dentes NAO tratados endodonticamente ou seja sem canal . A coroa pode ser cimentada sobre preparo em dente ou “ cimentada em núcleo intra radicular ( aí a necessidade de fazer canal ) . As duas podem dar infiltração já que a margem gengival pode se alterar ao decorrer dos anos . O certo seria vc ir ao dentista uma vez ao ano pelo menos para limpeza e consulta em clínico geral para preservar, aí a importancia de se fazer consultas e não avaliações pra dar olhada e aí a necessidade de consultas periódicas . Em coroa
Metálica fundida Nao da pra ver se o dente por baixo está cariado pois o anel metálico impossibilita ver por dentro na radiografia ! . Escolha um belo especialista e criterioso em Protese e endodontia para te ajudar a retirar essa estrutura com ultrassom e
Microscópio operatório diminuindo o risco de quebra, fratura ou trinca e aí sim tentar salvar seu dente se possivel . Boa sorte , um abraço !!!
Olá, o ideal é ter as radiografias da época pra podermos opinar. Pode ter acontecido várias situações. Você ter feito o "bloco" sem ter feito o canal, o que é normal em casos de pouco preparo, e ter ocorrido uma infiltração durante o tratamento ortodôntico, ou ter tido sobreposição de imagens da radiografia e não foi possivel detectar clinicamente, nem radiograficamente. Verifique com os profissionais, mas de qualquer forma, eu pensaria no hoje, e no tratamento que deverá ser realizado daqui pra frente. Espero ter ajudado.
Provavelmente na época, não era necessário realizar o tratamento de canal. Também pode ter ocorrido uma infiltração de cárie na sua prótese durante seu tratamento ortodôntico, ocasionando a destruição. Isso são hipóteses, mas com a radiografia anterior ao tratamento pode se ter uma melhor avaliação. O importante agora é conversar com seu dentista e tentar salvar seu dente. Caso não seja possível, realizar um implante no local da extração, para que seu tratamento ortodôntico não se perca. Boa sorte!
Sou especialista em ortodontia (aparelho) e gostaria de te tranquilizar frente a sua situação. Já tratei muitos pacientes que tinham coroas ou blocos metálicos antigos em seus dentes, semelhante a sua situação. Às vezes pequenas infiltrações de cárie nesse tipo de prótese são imperceptíveis no exame clínico da boca e também não são evidenciáveis no exame radiográfico. Por esses motivos fica difícil a gente ficar especulando o que aconteceu com você ou o que deveria ter sido feito. Aconselho que você procure um especialista em prótese, um protesista, para te orientar quanto às possibilidades de tratamento, pois ele é o melhor profissional para te ajudar nesse momento. Tudo de bom para você.
Olá, todo tratamento tem seus detalhes clínicos, no seu histórico você relata que o profissional « fingiu »fazer o canal , ele disse a você que fez?Caso isso tenha ocorrido , como os demais colegas colocaram ,os exames da época irão te ajudar a resolver a questão ,mas veja que não é necessário ter canal tratado para a adaptação de próteses unitárias , sempre depende do estado de destruição em que seu dente se encontrava na época do tratamento e acredito ter sido razoavelmente bem o trabalho por ter durado todo esse tempo ,apesar do equívoco de ter feito você acreditar que havia recebido um tratamento que não era necessário e ou não foi realizado.Existe um fator importante também que é a sua higienização local , que certamente pode ter sido falha a ponto de causar uma nova infiltração e cárie na região da protese realizada .O Sucesso de qualquer tratamento odontológico está também nas mãos do paciente e essa resposta , somente você poderá nos dizer , pois a Ortodontia também contribui para uma retenção maior de resíduos alimentares , facilitando as infiltrações e como você diz , à deteriorização da saúde bucal caso o paciente não cumpra a sua parte !
Lembre -se , as cáries são formadas por retenção de placas bacterianas advindas de restos alimentares , sem esse fator , nada se deteriora .
Claro que os profissionais em questão deveriam estar atentos e sinalizar e orientar com relação aos cuidados , e uma má avaliação profissional leva ao agravamento do quadro , chegando-se ao impasse ao qual você se encontra .
Meu conselho é que você junte sua documentação e leve à um profissional capaz de te ajudar , observando causas e consequências para fechar seu diagnóstico atual e realizar um tratamento adequado as suas necessidades atuais .
Boa tarde, em um tratamento odontológico ou qualquer outro da área da saúde, nada é específico pra todos, cada situação depende de inúmeras variáveis ou da melhor ou do possível tratamento que deu para fazer no momento... sou especialista em canal e em prótese, e gostaria de tentar te explicar provavelmente o q se ocorreu ... conforme você falou, foi feito um canal “fake” quando você era criança. Primeiramente, quando somos jovens e o dente está em crescimento ainda, um dos melhores tratamentos de canal , caso esse seja seu caso, seria apenas fazer um acesso e medicação dentro do dente, com o objetivo de curar esse problema sem necessariamente “tratar o canal” , visível no rx. Segundo, que provavelmente quando foi colocado um bloco lá na sua adolescência , essa prótese deve ou deveria ser uma prótese provisória em resina, tanto para poder proteger o dente q está cariado e estragado conforme você falou, tanto pra mandar o espaço de crescimento dele e o ortodontista conseguir movimentá-lo, sem nem problema . Tudo vai depender do q foi proposto e explicado para você . Ou seja, não teria problema algum de colocar uma banda ou aparelho em cima de um bloco seja provisório ou definitivo, principalmente se esse dente não tivesse estrutura saudável . Se realmente foi colocado um pino intra-radicular sem tratar o canal, aí sim estaria errado. Resumindo, pode ter sido feito algo no canal, sem ter completado e obturado ele, sem maiores problemas. Pode se colocar um bloco por cima de um dente sem tratar canal. E pode sim colocar aparelho em cima de um bloco seja definitivo oi provisório . O mais correto seria você ir em um dentista da sua confiança para avaliar essas possíveis condições ... a disposição....
Como ortodontista devo dizer que é possível sim montar aparelho ortodôntico em dentes que precisem fazer canal, mas que não foram feitos, e em coroas dentais, sejam elas de resina, porcelana ou outro material. Lógico que o ideal é trabalhar com a boca íntegra, tratando todos os dentes que precisem devidamente. Porém o plano de tratamento varia de pessoa pra pessoa, por isso a necessidade de uma documentação ortodôntica bem detalhada.
Olá! Você falou que foi colocado um bloco em seu dente sem tratamento de canal e o que posso responder pra você é que é possível sim se colocar uma prótese (bloco) sem tratamento de canal. Isso vai depender muito do estado que está o dente e também da sensibilidade. O fato de estar deteriorado seu dente pós retirada do aparelho pode ser por má higienização e falta de controle periodontal durante o tratamento...algo bem habitual. Falo isso como periodontista. Muitas vezes pós retirada das bandas encontro muito dentes com cáries extensas. Espero ter respondido sua pergunta.
Olá!
O importante é resolver a situação do seu dente agora.
Não há a necessidade de tratar o canal de um dente só porque será colocado um bloco.Só se trata canal com indicação precisa.
Daí a importância de sempre iniciar um tratamento com RX inicial e outro no final, para se resguardar de vários problemas tanto para vc como para o profissional.
Procure sempre dentistas com boas indicações e se informe sobre ele(a).
Obrigada!
Olá! É bem provável que vc tenha feito uma coroa. Alguns profissionais chamam de bloco. Pois bem, existem situações que fazemos uma coroa sem necessariamente fazer o canal. Depende muito da condição do dente e do estado de preservação do mesmo. Mesmo assim, no momento essa coroa pode ser removida com auxílio de brocas. Evitando o risco de fratura do que restou do seu dente. Após a remoção pode-se decidir em fazer o canal ou não. É importante avaliar a radiografia, averiguar se existe algum sinal de infecção ou lesão periapical. Vai dar certo! Boa sorte!