Quando fazemos a troca de um antidepressivo por outro (por falta de adaptação ao medicamento anterio

3 respostas
Quando fazemos a troca de um antidepressivo por outro (por falta de adaptação ao medicamento anterior) é como se estivéssemos recomeçando o processo do tratamento?
Sim, isso seria chamado de troca cruzada, mas depende se a troca foi de um antidepressivo de uma classe (ISRS, dual, triciclico, não modal....) para outra classe.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. No processo de troca haverá um período de adaptação da nova medicação, como ocorre no começo de um tratamento.
Na maioria das vezes não. A troca pode ser feita de várias formas, dependendo do caso e da gravidade do sintoma adverso ocorrido. Em casos em que se deve suspender imediatamente, há o risco de recaída sintomática, pois antidepressivos demoram de 2 a 4 semanas para iniciarem seus efeitos. A troca pode ser gradual, reduzindo um e introduzindo lentamente outro. Mas cada caso é um caso. Independente disso, nunca é começar do zero, pois você está em acomapanhamento com um médico e, ele fazendo como se deve no início, com consultas regulares e curto espaço de tempo para reavaliações e ajustes, o processo em si não é um recomeço, mas uma continuação de um projeto terapêutico que visa alcançar o mais rápido possivel a sua melhora e a manutenção da mesma. É por isso que recomendo: se vai entrar num tratamento para restaurar sua saúde física e mental, entra de cabeça. Nada é mais importante do que seu corpo, sua mente, sua saúde e bem estar naquele momento. Sem um corpo saudável (mente está dentro do corpo), nada ao redor acontece. Primeiro você e seu corpo. Com ele vc consegue resolver seus problemas. Em colapso, tudo para.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 52 perguntas sobre Zoloft
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.