Quando tento falar nas aulas me dá um desespero muito grande, um aperto no peito, o coração acelera,

9 respostas
Quando tento falar nas aulas me dá um desespero muito grande, um aperto no peito, o coração acelera, minhas mãos tremem um pouco e a garganta trava. Só de pensar em falar eu já me sinto assim. Mas consigo conversar com amigos e por isso as pessoas não levam a sério. De que forma posso resolver isso?
Olá. O seu relato sugere uma ansiedade acionada pela exposição a grupos maiores. Sugiro que procure um ajuda profissional para realizar o diagnóstico adequadamente. A terapia cognitivo-comportamental traz bons resultados no tratamento das ansiedades.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você pode resolver todo esses sintomas indo a um psiquiatra e associando psicoterapia. O tratamento pode te ajudar muito a enfrentar essas dificuldades que surgem no seu dia a dia.
Olá!

É comum aparecerem alguns sintomas de ansiedade generalizada quando se está diante de uma situação de exposição, principalmente se há algum tipo de avaliação, seja ela acadêmica ou laboral.

Vale considerar que cada indivíduo funciona de uma maneira específica. Nem todos gostam, serem ou sabem ter o manejo para falar em público. Isso pode desencadear o quadro que você relato, porém, à princípio, não há nada de patológico.

Se isso te mobiliza tanto, é desejável que busque ajuda para melhorar suas reações diante de tais exposições. Um trabalho psicoterápico pode te ajudar bastante.

Pense nessa possibilidade!
Olá!

Sugiro que procure ajuda de um psicólogo da abordagem cognitiva comportamental nesse primeiro momento.

Se for necessária a associação de medicamentos, o próprio psicólogo irá te encaminhar para um psiquiatra para auxiliar no tratamento da sua ansiedade.

Espero ter ajudado! Abraços!
Uma avaliação com o Psiquiatra é importante com relação ao uso de medicação e também poder iniciar uma Psicoterapia para entender o que acontece para além desses sintomas.
Olá! Exigências sociais ou de trabalho e que possam chamar a atenção das pessoas podem desencadear sintomas bem desagradáveis como os descritos no seu relato. Você pode ser uma pessoa do Tipo psicológico Introvertido que privilegia aspectos internos de sua psique (sentimentos e pensamentos) e que provavelmente tem uma autocritica muito forte. Sente-se muito mais confortável com atividades e ambientes mais tranquilos e de pouca exposição como com amigos e familiares! Creio que uma boa psicoterapia investigativa pode trazer do inconsciente à consciência as respostas que necessita e poder ajudá-la a superar esse sofrimento que provavelmente deve prejudicar vários aspectos de sua vida. Atenciosamente, Maria Soledad
A Hipnoterapia auxilia muito nesses casos de ansiedade, pois é possível identificar a verdadeira causa do problema, reprogramando também como você reage diante dos gatilhos que geram essas sensações ruins, para que você possa reagir de uma maneira mais assertiva, ou seja, com mais tranquilidade, sentido-se seguro e confiante nessas situações.
Olá! Procure um psicólogo. Vi que alguns colegas indicaram também buscar um médico psiquiatra. No meu ponto de vista, você deve começar somente com a psicoterapia, ela por si só pode ser suficiente.
Apesar de todos sintomas mencionados você consegue falar nas aulas e/ou apresentar um trabalho? Acredito que essa questão é bastante válida para se pensar na inclusão ou exclusão de um acompanhamento psiquiátrico.
Olá! Os sintomas descritos frente à situação de exposição podem estar relacionados a algum quadro de ansiedade, contudo, é importante a avaliação individual por algum profissional da saúde mental, para auxiliá-lo a identificar e compreender o que se passa.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Laguna

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 989 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.