Quanto tempo após a crise de diverticulite sem complicação posso voltar a caminhar?

2 respostas
Quanto tempo após a crise de diverticulite sem complicação posso voltar a caminhar?
Ao invés de responder ao senhor, prefiro falar sobre a famosa
DOENÇA DIVERTICULAR
Faço isso para INFORMAR ao senhor e aos mais de 100.000 leitores que tenho por mês.
Os DIVERTÍCULOS DE INTESTINO GROSSO( também chamada de DOENÇA DIVERTICULAR) acontecem em mais de 50% das pessoas acima de 50 anos.
Então é muito comum ter divertículos.

===========Com relação aos sintomas, é preciso saber que a maior parte dos portadores nada sentirá.
//////////////////////Parte das pessoas com divertículos terá dor abdominal.
=============Uma minoria terá sintomas de inflamação, que é chamada diverticulite. E outros terão sangramento, que pode ser perigoso. Parece complexo, não é? De fato, é complexo e exige um bom raciocínio clínico pelo Médico.

=====O tratamento varia de acordo com a fase da doença: nas pessoas sem sintomas habitualmente recomenda-se uma dieta rica em fibras, nos que tem dor abdominal normalmente trata-se a dor. Nas pessoas com diverticulite, que apresentam dor constante e febre, é prudente o uso de antibióticos.

======Não sabemos qual será a evolução individual de cada paciente. Por isso mesmo, para o acompanhamento de pessoas com doença diverticular é preciso um Médico experiente e bem qualificado.

=======Claro que para diferenciar as fases da Doença Diverticular é preciso um Médico experiente e capaz. Por exemplo, a Colonoscopia (que é um exame muito útil para diagnosticar os divertículos) não deve ser feita se houver inflamação(diverticulite). Então só um Médico qualificado pode saber que exames fazer e quando faze-los.

========E , mais do que nunca, o tratamento é individualizado. Não há casos idênticos, como tudo em Medicina. Mas a maioria dos pacientes obtém sucesso no tratamento.

************Com relação á dieta para Doença Diverticular, houve uma grande evolução. Anteriormente se tinha receio de frutas como goiaba, e havia uma dieta muito restrita.
************* Hoje a dieta se aproxima ao máximo de uma dieta normal e saudável. Não se comprovou risco de se desencadear problemas em boa parte dos alimentos anteriormente proibidos.

Minha experiência: claro que depois de tanto tempo de prática médica, já vi ( e ainda vejo) muitos casos de Doença Diverticular.
Boa parte das pessoas que vi tem dor, geralmente em cólica. Mas a dor lembra bastante a do INTESTINO IRRITÁVEL, o que faz alguns Autores importantes a questionarem se o a dor da doença diverticular não seria uma forma da dor do intestino irritável, pela sua semelhança.
Contudo, na minha experiência, a maioria de pessoas com dor atribuída a Doença Diverticular responde bem a tratamentos mais simples.
Claro que já vi complicações como diverticulite e mesmo sangramentos de diversos graus.
Mas, o que vi até agora confirma a Literatura: apenas uma minoria das pessoas com divertículos chega a esse estágio da doença.
Naturalmente já fiz muitas Colonoscopias em que eu diagnostiquei divertículos, mas o paciente não apresentava dor ou desconforto.
Aprendi também que não se deve exagerar nas medidas dieteticas. Retirar grãos ou pequenos caroços (como na goiaba) não tem se mostrado algo útil.
Em suma: há de tudo, e aprendemos bastante sobre as dietas.

Também aprendi que, como em outras doenças, a CONFIANÇA do paciente em seu Médico ajuda muito no tratamento.

AOS MUITOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

1) É possível ler minhas Colunas no Jornal. Basta entrar no Face do Jornal Sudoeste do Estado.
Ali há artigos sobre
Gastrites,
Refluxo,
Hernia de Hiato,
Hemorróidas,
Intestino Preso,
Intestino Irritável,
e sobre exames como Endoscopia e Colonoscopia e sobre tratamentos
Enquanto no Doutor Google nunca se sabe se quem escreveu sequer é médico, e muito menos se tem experiência, meus artigos tem o mesmo nível do que o senhor(a) lê aqui.

2) Neste site, no meu perfil (Dr. Paulo Lopes) é possível aprender sobre prevenção de câncer de intestino.
O câncer de intestino é o segundo câncer mais comum, e pode ser fatal.
Mas TEM PREVENÇAO
No meu perfil há entrevista onde especialistas do Instituto Nacional do Câncer explicam as bases do mesmo e eu completo, falando sobre a colonoscopia e seu papel na prevenção e acompanhamento

Se você se interessa sobre PREVENÇAO de CÂNCER acho que vai gostar e aprender bastante

Caso seu interesse seja por Doenças do Estomago, há uma entrevista que dei ao Jornal do Meio Dia da TVTem (que é uma retransmissora principal da Globo do Interior) que fala sobre isso
E se seu interesse é sobre Dietas nas Doenças Digestivas, há outra entrevista para a mesma emissora
Ambas as entrevistas podem ser vistas na Seção “PUBLICAÇOES” do meu perfil neste site. Ou even-
tualmente podem ser achadas no site G1, seção Itapeteninga.
A Globo não permite que se copie suas matérias para outros sites, então tem que se ter um pouco de paciência para achar.

3) Devido a uma agenda pessoal intensa, que inclui Atendimento Humanitário no Sertão, atividades acadêmicas, minha (modesta) caridade no Interior de SP, e inúmeras viagens, não tenho condições de ver novos pacientes nem presencialmente em S. Paulo, nem Online (que é método seguro e eficaz)
Peço a quem me procura mais um tantinho de paciência

MAS

Se por acaso o assunto for urgente ou puder trazer riscos á sua Saúde, recomendo que procure outro médico(a).

É uma honra poder atende-lo(a), mas sua Saúde está em primeiro lugar.

Foi por colocar a Saúde de meu paciente ACIMA de outras considerações que chego a quase 35 anos de carreira

Pode voltar a caminhar de imediato , caso se sinta bem . Aliás , exercícios físicos regulares ajudam na regularização do funcionamento intestinal e parecem ser importantes para evitar complicações em diverticulos .