Que benefícios que podemos obter ao não ficarmos com o sentimento de raiva?

3 respostas
Que benefícios que podemos obter ao não ficarmos com o sentimento de raiva?
 Luiza Beirigo
Psicólogo
Sete Lagoas
A raiva é considerada como um sentimento negativo, pesado, que consome energia. É um sentimento natural do ser, não tem problema em sentir raiva, a raiva é a resposta de algo provavelmente ruim que aconteceu, o que pode prejudicar não é sentir raiva mas sim se manter nesse sentimento por muito tempo, se prolongar no incômodo da raiva sem buscar soluções e entendimento sobre aquilo. Os benefícios são se sentir mais tranquilo, menos incomodado, nervoso, ansioso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Juliana Terci Tarosso
Psicólogo
Londrina
Olá! O sentimento de raiva tem a função de nos proteger e impulsionar para a ação - ao identificar situações que violem de alguma forma (de forma real e/ou percebida).
Quando há o aumento da raiva em intensidade e frequência, e são identificados prejuízos, pode ser importante o acompanhamento psicológico, a fim de identificar as situações que produziram esse sentimento e encontrar melhores formas de manejá-lo.
Os benefícios de melhorar a relação com a raiva incluem tomar decisões mais conscientes, preservar relacionamentos que são importantes, atribuir significado ao que machucou, e desenvolver mais compaixão com os próprios sentimentos.
A raiva é uma emoção natural que serve como um alarme, geralmente sinalizando que um limite foi ultrapassado ou que uma necessidade não foi atendida. O principal benefício de não ficar "preso" nesse sentimento não é suprimi-lo, mas sim processá-lo. Ao fazer isso, ganhamos clareza mental para tomar decisões racionais e focadas na solução do problema, em vez de reagir impulsivamente e, muitas vezes, nos arrependermos depois.

Além disso, ao aprender a regular a raiva, preservamos nossa saúde física e mental, já que a raiva crônica mantém o corpo em estado de estresse. Isso também melhora drasticamente nossos relacionamentos, pois nos permite comunicar nossos limites de forma assertiva (firme e respeitosa), em vez de agressiva, quebrando ciclos de conflito e desgaste.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Michelle Sousa

Michelle Sousa

Psicólogo

Recife

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.