Que exame detecta toc, devaneios excessivos e TDAH? E é possível ter os três juntos?

14 respostas
Que exame detecta toc, devaneios excessivos e TDAH? E é possível ter os três juntos?
Saudações. Não existe um exame específico. Apenas a partir da avaliação de um profissional (seja psiquiatra, seja psicólogo) será possível indicar tais diagnósticos. E sim, podem ocorrer de forma comorbida.

Para que seja estabelecido o diagnóstico de TOC é necessário que as obsessões ou compulsões consumam um tempo razoável ou causem desconforto clinicamente significativo, comprometendo a vida social, ocupacional, acadêmica ou outras áreas importantes do funcionamento do indivíduo. E as pessoas que convivem com o TDAH são mais suscetíveis a desenvolver outros transtornos, entre eles a ansiedade, depressão ou transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Então o ideal seria procurar o quanto antes ajudar profissional para delimitar esse diagnostico e iniciar o tratamento correto.
Olá!
A avaliação e diagnóstico dos transtornos é feita pela observação clínica, levando em consideração diversos aspectos descritos no manual internacional de Transtornos mentais (DSM).

Dentre eles observação da persistência dos quadros, reincidência, duração, contexto de vida e em quê momento os sintomas se apresentaram pela primeira vez...

Seria legal buscar um psiquiatra para relatar os sinais que te levaram a pensar sobre estes diagnósticos e para que seja possível um acompanhamento antes de fechar qualquer diagnóstico.

É importante também o acompanhamento psicológico para aprender a manejar suas emoções, identificar possíveis gatilhos que podem estar desencadeando alguma crise e criar estratégias para viver melhor.

;)
Olá tudo bom? A avaliação para quadros psicopatologicos e do neurodesenvolvimento como no caso do TDAH , é importante buscar ajuda profissional (psicóloga, psiquiatra ou neuropsicologa). A avaliação clínica adequada é fundamental para melhor direcionar o tratamento e intervenções terapêuticas necessárias. Cuide-se.
Ola. NAo existe exame especifico para isso, mas existe avaliaçoes q o profissional faz com vc, pois e bem complexo. Exames da internet nao tem respaldo e tem muitos erros. SUgiro que vc busque ajuda profissional e sane todas as suas duvidas
Olá! Precisamos saber como são seus devaneios, qual intensidade e frequência, para diagnosticar se estão dentro da normalidade ou até dentro de algum transtorno como o TOC, que você mencionou. Denominamos comorbidade a convivência de dois ou mais transtornos, o que comum acontecer. Mesmo que apliquem questionários e formulários, ao elaborar diagnósticos os profissionais de saúde mental avaliam o TOC e o TDAH (nesse caso, neuropsicologos aplicam testes para subsidiar o enquadramento), tendo por guia de qualquer avaliação e tratamento o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, chamado DSM-V pelos norte-americanos: um coletânea de sintomas possíveis em cada Transtorno. Importante citar que os psicólogos fazem o tratamento no aspecto cognitivo (não medicamentoso), para que a pessoa não se prenda a um rótulo, limitante e vitimizante, mas aprenda a enfrentar dificuldades com atitude, tenha claro quais são os sintomas a minimizar e aprenda formas de conviver com os diagnósticos realizados, podendo ter uma vida normal, com bem-estar.
Oie, como você está?
Nao existe nenhum exame que detecte sinais físicos desses sintomas/transtornos. Existem instrumentos de avaliação e critérios diagnósticos que norteiam essa investigação, que deve ser realizada por profissional de psicologia ou psiquiatria com qualificação e experiência com essas demandas.
Além da avaliação, o acompanhamento psicoterapêutico trabalhará formas de manejo dessas queixas para que você tenha uma vida de bem estar e qualidade.
Se cuide!
Olá. Independentemente do caminho que o leva ao questionamento, é fundamental que qualquer preocupação com a saúde mental seja discutida com um profissional qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra. Realizar uma avaliação completa, para ter um diagnóstico preciso e iniciar tratamento apropriado, é o mais importante a fazer. As avaliações psicológicas e psiquiátricas não se baseiam somente e testes ou exames mas em relatos, sintomas, comportamentos, na maneira de adaptação aos contextos internos e externos de cada indivíduo. Transtornos podem sim acometer simultaneamente, mas independentemente do diagnóstico, o importante é saber que se pode tratar para sentir-se mais consciente e capaz de dar continuidade à vida de forma mais leve. O autoconhecimento é a chave para desvendar os mistérios da nossa mente. Sempre à disposição.
Psicólogo @adrianogalocha aqui.
Não há exames específicos, o indicado é um acompanhamento profissional, por exemplo: um psicólogo poderá acompanhá-lo e se houver a necessidade irá sugerir tratamento psiquiátrico para administração de uma medicação adequada.
Vale lembrar que a psicoterapia possibilita desenvolver maneiras de lidar com as questões e angústias da vida.
Me coloco a sua disposição.
Olá, bom dia. Não existe um exame que faça esse tipo de diagnóstico. O importante é fazer uma avaliação psicológica com uma psicóloga para que ela consiga fazer um levantamento dos seus sintomas e faça uma avaliação adequada. Se o diagnóstico for positivo é essencial que faça um acompanhamento com uma psicóloga e psiquiatra. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.
Olá! Existem alguns instrumentos e escalas que podem auxiliar no rastreio, mas para fechar o diagnóstico, é preciso de uma avaliação clínica mais abrangente, ou seja, através da investigação que é conduzida pelo profissional de saúde mental. No entanto, acho importante destacar que mais importante do que ter um diagnóstico fechado ou não, seja para um vários quadros, o mais importante vai ser cuidar do que causa sofrimento na vida da pessoa, ajudando a ter uma vida mais feliz, com mais sentido e descobrindo como lidar com a realidade dela de uma maneira mais interessante. Espero ter ajudado!
Oi, tudo bem? É possível sim ter comorbidades, transtornos que coexistem. Porém para identifica-los é importante uma avaliação. Não existe um instrumento específico para isso. Uma anamnese, entrevista clínica bem feita já seria um bom começo. Para cada transtorno existem critérios específicos a serem preenchidos.
Não existem exames físicos para diagnóstico dos quadros que você apontou, eles são feitos através de observação clínica por um psicólogo especializado ou psiquiatra, tendo em vista critérios organizados e descritos.
Não há um exame específico que possa detectar transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), devaneios excessivos (ou transtorno de sonhar acordado) e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O diagnóstico geralmente é feito por meio de uma avaliação clínica completa por um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. É possível ter os três transtornos juntos, embora isso torne o diagnóstico e o tratamento mais complexos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!