Que tipos de traumas podem contribuir para o desenvolvimento do Transtorno de Personalidade Borderli

3 respostas
Que tipos de traumas podem contribuir para o desenvolvimento do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) ?
Boa tarde!
O tema é relevante para analisar a etiologia multifatorial do TPB, especialmente a contribuição de experiências traumáticas.

Neste cenário, o foco deve recair sobre os traumas no ambiente familiar. Deve-se considerar a personalidade e o temperamento dos cuidadores, a dinâmica de convivência entre os familiares e, crucialmente, a forma como a educação e o estabelecimento de limites impactaram o desenvolvimento emocional da criança.

Estou disponível para mais questionamentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Traumas que contribuem para o desenvolvimento do Transtorno de Personalidade Borderline geralmente envolvem experiências interpessoais intensas e repetidas na infância ou adolescência. Entre eles estão abandono ou negligência emocional, rejeição persistente, abuso físico, sexual ou emocional, exposição à violência doméstica e invalidação crônica dos sentimentos e necessidades da criança. Esses traumas prejudicam a construção de uma autoimagem estável, a confiança nos vínculos e a capacidade de regular emoções. Experiências de perda precoce, separações frequentes ou relacionamentos familiares caóticos também podem aumentar a vulnerabilidade. Quando essas experiências não são elaboradas, deixam marcas emocionais duradouras que influenciam o comportamento, os vínculos e a percepção de si mesmo na vida adulta, contribuindo para os sintomas centrais do TPB.
Traumas como invalidação emocional crônica, negligência, abandono, abuso físico, emocional ou sexual, ambientes familiares instáveis e perdas significativas podem contribuir para o desenvolvimento do TPB, principalmente quando ocorrem de forma repetida ao longo da vida.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2155 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.