Quem é que deve tratar exatamente a síndrome de tourette, quais são as especialidades?

21 respostas
Quem é que deve tratar exatamente a síndrome de tourette, quais são as especialidades?
A síndrome de Tourette pode ser tratada por um psiquiatra em conjunto com um psicólogo. A escolha pelo psiquiatra pode ser essencial, já que a presença de outros transtornos psiquiátricos como TOC e TDAH, concomitantemente com os tiques, é algo muito prevalente na prática clínica.

Olá! Sugiro que procure por um psiquiatra ou um psicólogo para verificarem as condições do paciente e encaminharem o devido tratamento. Abraços
A síndrome de Tourette deve ter acompanhamento psiquiátrico e psicológico, esses profissionais vão avaliar se é necessário acompanhamento por outro especialista.
Além dos especialistas já citados (psiquiatra e psicólogo) é importante a orientação do neurologista.
Na maioria dos casos só a medicação não trata todos os tipos de tiques da síndrome.
A síndrome de Tourette é um distúrbio neurológico que apresenta como características tiques motores e vocais. A síndrome é tratada por medicamentos psiquiátricos para amenizar os sintomas e para isso você precisa ir ao psiquiatra e associar com a terapia comportamental. Precisa pesquisar se existe outros transtornos psiquiátricos associados como: TDAH (déficit de atenção com hiperatividade); TOC (transtorno obsessivo compulsivo); transtorno ansioso... Sendo assim, busque o médico primeiro e logo em seguida uma psicóloga comportamental. Boa sorte!
É necessário que busque primeiramente um Neurologista ou um Psiquiatra e em seguida continue o tratamento com um profissional de Psicologia.
Psiquiatra e psicólogo são fundamentais para melhor qualidade de vida!
É importante um trabalho multidisciplinar, a princípio com psiquiatra e psicólogo. Sugiro também, se for possível o acompanhamento de um fonoaudiólogo.
O diagnóstico da síndrome de Tourette é essencialmente clínico, feito por um neuropediatra ou psiquiatra especializado, e deve obedecer aos seguintes critérios:

Tiques motores múltiplos e um ou mais tiques vocais devem manifestar-se durante algum tempo, mas não necessariamente ao mesmo tempo;
Os tiques devem ocorrer em salvas (diversas vezes por dia), quase todos os dias ou intermitentemente por um período de pelo menos três meses consecutivos;
O quadro deve começar antes dos 18 anos de idade.
O tratamento deve ser multiprofissional, médico psiquiatra, psicólogo, psicopedagogo e outros que se fizerem necessários.
O tratamento da Síndrome de Tourrette consiste em duas abordagens associadas: o tratamento psicossocial (acompanhamento com psicólogo) e o farmacológico (acompanhamento com psiquiatra ou neurologista). Antes de inicia-lo, deve-se fazer uma avaliação dos tiques quanto à localização, freqüência, intensidade, complexidade, e interferência na vida diária. O ambiente escolar, familiar, os relacionamentos, os fenômenos associados devem ser investigados e analisados. Faz-se necessário um julgamento criterioso quanto à necessidade de medicação. Até o presente momento, não há tratamento curativo, sendo o medicamento útil no alívio dos sintomas. A filosofia do tratamento é conservadora para evitar a medicação desnecessária, utilizando-a sempre nas menores doses possíveis. Apenas 60% dos portadores requerem medicação supressiva de tiques. O tratamento psicológico inclui orientação aos pais e familiares, àqueles que convivem com a criança, como seus educadores. É importante fornecer informações a respeito da doença, suas características e o modo de lidar com o doente. Deve-se cuidar para que ocorra o mínimo de estigmatização. Evitar atitudes superprotetoras que favoreçam a manipulação da doença por parte da criança.
O tratamento depende dos sintomas e de como eles afetam a vida do sujeito. Alguns vão se trabalhado através de uso medicamentoso, controladas. Também se faz necessário trabalhar ansiedade e o estresse, através de acompanhamento psiquiátrico e psicoterapêutico. PSICÓLOGO YELRIS PESSOA. Olinda-PE
Por ser um disturbio do sistema nervoso central, sugiro avaliação por um psiquiatra/neuropediatra.
Deve ser tratado por uma equipe multidisciplinar .
Profissionais da psiquiatria, Neurologia e psicologia.
Olá!
O diagnóstico e o tratamento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar. Sugiro que procure: neurologista, psiquiatra e psicólogo.
Os profissionais acima saberão orientar sobre o uso de medicamentos e indicação de terapias.

Forte abraço!

Mariana Imori - Psicopedagoga
Ribeirão Preto - SP
Boa tarde! Sugiro que procure um neurologista ou psiquiatra para realizar o tratamento da Síndrome de Tourette. Também o psicologo irá ajudar muito nesse processo.
Olá! Essa síndrome deve ser acompanhada pelo psiquiatra e psicólogo, só eles te ajudarão a amenizar na medida do possível dependendo do grau dos sintomas, trabalhando com você em terapias de apoio, cognitivos comportamentais e medicação.
A Síndrome de Tourette deve ser tratada por um neuropsiquiatra, no entanto deve ser controlada com apoios da família e professores. Sugiro que assista ao filme “O primeiro da classe” para ver o desenvolvimento do menino até a vida adulta. Oriento sempre que os colegas de escola, a comunidade escolar deve ter conhecimento sobre.
Olá!
Os neuropediatras estão habilitados a tratar do quadro motor - as concorrentes alterações comportamentais serão acompanhadas por psiquiatras. Um neuropsiquiatra é a melhor opção. Junto a estes se faz necessário o acompanhamento com psicólogos e/ou psicopedagogos, e outras terapias de apoio.
Essa síndrome tem alguns sintomas relacionados às questões motoras e também deve desencadear muitas questões psicológicas. Por isso, indico o médico neurologista, já que a síndrome está relacionada ao campo cerebral e também indico a procura de um bom psicólogo que atue com TCC.