Quem tem gastrite ,é normal que no período menstrual a cólica seja mais forte ?

2 respostas
Quem tem gastrite ,é normal que no período menstrual a cólica seja mais forte ?
Ao invés de dar uma resposta específica á senhora, prefiro EXPLICAR sobre a Gastrite, seus sintomas, diagnóstico, causas e tratamento.

Faço isso por causa das mais de 1 milhão de pessoas que me leem aqui.
Falarei um pouquinho sobre as Dietas nas Doenças Digestivas. Claro que tudo que digo, especialmente sobre Dietas é minha opinião pessoal, sedimentada em mais de 34 anos de atendimento.

O que falarei é genérico, mas se tiver a paciência de ler , aprenderá bastante.
Mais abaixo falo sobre as dietas.

GASTRITES

=========================O sintoma mais comum é a DOR acima ou em volta do umbigo. Muitas vezes há QUEIMAÇAO.
=========================Mais raramente pode haver náuseas(enjoo) , vômitos, plenitude(sentir sempre o estomago cheio) ou saciedade precoce (sentir o estomago cheio logo no início da refeição).

====================o diagnóstico mais preciso é feito pela Endoscopia. Nesse exame verificamos também a presença do H. pylori.

====================o tratamento , como sempre, depende da causa. Se houver H. pylori usa-se antibióticos. Se a causa for outra, adapta-se o tratamento. Isso exige um Médico que tenha experiência em lidar com gastrites.

Por que insisto tanto na experiência do Médico?

========================Por exemplo, é preciso que haja certeza quanto a presença do H. pylori. E se a Endoscopia for feita com o paciente em uso de IBPs(omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, etc) é possível que essa bactéria não seja diagnosticada, mesmo que esteja presente. Chamamos isso de FALSO NEGATIVO. Mas nem todos os locais que fazem Endoscopia atentam para isso.

================================Como sempre falo: uma Endoscopia de alto nível acontece pela qualidade do Médico que a faz. Não é pelas fotos tampouco pela beleza do lugar. Tirar fotos é fácil. Fazer um local bonito depende de tijolos e nada mais. Mas ter um Médico experiente leva anos. Muitos anos.

========================quando se faz uma Endoscopia deve-se saber sobre experiência do Médico e sua formação. Não se deve preocupar com o número de fotos nem com a beleza do local.

=============== Quando falo sobre a importância de se saber com certeza se há o H. pylori, é por que isso muda o tratamento. Quando essa bactéria é positiva(no teste feito na Endoscopia) temos que usar antibióticos. O H. pylori é o maior causador de gastrites. Também causa úlceras e é causa importante para o câncer de estômago, embora este seja multifatorial.

Quanto ao tratamento:
Este depende da causa. Se houver o H. pylori este deve ser eliminado. Se a Gastrite é por medicamentos, o Médico experiente sabe o que fazer. E se a Gastrite é atrófica, um caso mais complexo, é preciso um Médico acostumado a trata-las, especialmente se houver metaplasia.

Finalmente:

E AGORA DOUTOR??? POR CAUSA DA GASTRITE NUNCA MAIS VOU COMER CHURRASCO OU PIZZA???

DIETAS
Sou um defensor das Dietas Personalizadas.
Hoje, faz pouco sentido o médico tirar da gaveta uma longa lista de alimentos "proibidos" , igual para a moça de 20 anos ou o senhor de 80.
Tudo deve ser adaptado.

É fácil entender. Por exemplo, o bom Médico deve saber QUEM é seu paciente para prescrever uma dieta adequada.
É PRECISO SABER:

- que idade tem

- tem alguma doença como Diabetes ou Hipertensão?

- é obeso?

- que estilo de vida tem? por exemplo, um moço que toma um cafezinho com colegas de escritório(café provoca queimação) é diferente de um senhor aposentado que de vez em quando bebe um golinho de cerveja com os amigos(álcool provoca refluxo e piora as gastrites)
O bom Médico entende essas peculiaridades e sabe ADAPTAR a dieta ao estilo de vida de seu paciente

- há fatores emocionais envolvidos? a experiência me ensina sempre que a maioria das doenças traz um fator emocional. Por exemplo, recebo muitos pacientes preocupados se sua doença não levará a um câncer. Cabe a mim explicar o que é a Doença e tranquilizar o paciente.

Concluo: no meu entender , as dietas para as Doenças Digestivas devem ser adaptadas a cada caso. Não há casos identicos, e assim, não há dietas identicas.
Muito embora eu seja liberal nas dietas, sou cauteloso quanto ao álcool e mais ainda quanto ao fumo. Mas tudo isso deve ser visto de modo individual, caso a caso.
Por exemplo: já tive pacientes que me falaram:
- Doutor, posso tomar um golinho de champanhe no casamento da minha filha?
E eu:
- claro que pode
Nesse caso é uma situação especial, controlada. Não haveria sentido em privar o meu paciente de um prazer único. Afinal, não é sempre que se casa uma filha e se pode comemorar...

No caso do refluxo aplico os mesmos princípios:

NAO É O PACIENTE QUE SE ADAPTA A DIETA
É A DIETA QUE SE ADAPTA A CADA PACIENTE

Finalmente, mas não menos importante:

sugiro que a senhora converse com seu médico(a). Mesmo que quisesse passar comigo em Consulta, tenho a agenda pessoal totalmente lotada e no momento estou em Atividade Humanitária no Sertão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.

Especialistas

Camila Rios Bretas

Camila Rios Bretas

Ginecologista

Belo Horizonte

Rosielle Trombetta

Rosielle Trombetta

Ginecologista

Belo Horizonte

Marly Barbosa de Oliveira

Marly Barbosa de Oliveira

Ginecologista

Osasco

Deborah Lieff  de Campos

Deborah Lieff de Campos

Ginecologista

São Paulo

Sergio Carchedi

Sergio Carchedi

Ginecologista

São Paulo

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 137 perguntas sobre Síndrome Pré-Menstrual
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.