Quem tem gastrite ,é normal que no período menstrual a cólica seja mais forte ?

2 respostas
Quem tem gastrite ,é normal que no período menstrual a cólica seja mais forte ?
Ao invés de dar uma resposta específica á senhora, prefiro EXPLICAR sobre a Gastrite, seus sintomas, diagnóstico, causas e tratamento.

Faço isso por causa das mais de 1 milhão de pessoas que me leem aqui.
Falarei um pouquinho sobre as Dietas nas Doenças Digestivas. Claro que tudo que digo, especialmente sobre Dietas é minha opinião pessoal, sedimentada em mais de 34 anos de atendimento.

O que falarei é genérico, mas se tiver a paciência de ler , aprenderá bastante.
Mais abaixo falo sobre as dietas.

GASTRITES

=========================O sintoma mais comum é a DOR acima ou em volta do umbigo. Muitas vezes há QUEIMAÇAO.
=========================Mais raramente pode haver náuseas(enjoo) , vômitos, plenitude(sentir sempre o estomago cheio) ou saciedade precoce (sentir o estomago cheio logo no início da refeição).

====================o diagnóstico mais preciso é feito pela Endoscopia. Nesse exame verificamos também a presença do H. pylori.

====================o tratamento , como sempre, depende da causa. Se houver H. pylori usa-se antibióticos. Se a causa for outra, adapta-se o tratamento. Isso exige um Médico que tenha experiência em lidar com gastrites.

Por que insisto tanto na experiência do Médico?

========================Por exemplo, é preciso que haja certeza quanto a presença do H. pylori. E se a Endoscopia for feita com o paciente em uso de IBPs(omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, etc) é possível que essa bactéria não seja diagnosticada, mesmo que esteja presente. Chamamos isso de FALSO NEGATIVO. Mas nem todos os locais que fazem Endoscopia atentam para isso.

================================Como sempre falo: uma Endoscopia de alto nível acontece pela qualidade do Médico que a faz. Não é pelas fotos tampouco pela beleza do lugar. Tirar fotos é fácil. Fazer um local bonito depende de tijolos e nada mais. Mas ter um Médico experiente leva anos. Muitos anos.

========================quando se faz uma Endoscopia deve-se saber sobre experiência do Médico e sua formação. Não se deve preocupar com o número de fotos nem com a beleza do local.

=============== Quando falo sobre a importância de se saber com certeza se há o H. pylori, é por que isso muda o tratamento. Quando essa bactéria é positiva(no teste feito na Endoscopia) temos que usar antibióticos. O H. pylori é o maior causador de gastrites. Também causa úlceras e é causa importante para o câncer de estômago, embora este seja multifatorial.

Quanto ao tratamento:
Este depende da causa. Se houver o H. pylori este deve ser eliminado. Se a Gastrite é por medicamentos, o Médico experiente sabe o que fazer. E se a Gastrite é atrófica, um caso mais complexo, é preciso um Médico acostumado a trata-las, especialmente se houver metaplasia.

Finalmente:

E AGORA DOUTOR??? POR CAUSA DA GASTRITE NUNCA MAIS VOU COMER CHURRASCO OU PIZZA???

DIETAS
Sou um defensor das Dietas Personalizadas.
Hoje, faz pouco sentido o médico tirar da gaveta uma longa lista de alimentos "proibidos" , igual para a moça de 20 anos ou o senhor de 80.
Tudo deve ser adaptado.

É fácil entender. Por exemplo, o bom Médico deve saber QUEM é seu paciente para prescrever uma dieta adequada.
É PRECISO SABER:

- que idade tem

- tem alguma doença como Diabetes ou Hipertensão?

- é obeso?

- que estilo de vida tem? por exemplo, um moço que toma um cafezinho com colegas de escritório(café provoca queimação) é diferente de um senhor aposentado que de vez em quando bebe um golinho de cerveja com os amigos(álcool provoca refluxo e piora as gastrites)
O bom Médico entende essas peculiaridades e sabe ADAPTAR a dieta ao estilo de vida de seu paciente

- há fatores emocionais envolvidos? a experiência me ensina sempre que a maioria das doenças traz um fator emocional. Por exemplo, recebo muitos pacientes preocupados se sua doença não levará a um câncer. Cabe a mim explicar o que é a Doença e tranquilizar o paciente.

Concluo: no meu entender , as dietas para as Doenças Digestivas devem ser adaptadas a cada caso. Não há casos identicos, e assim, não há dietas identicas.
Muito embora eu seja liberal nas dietas, sou cauteloso quanto ao álcool e mais ainda quanto ao fumo. Mas tudo isso deve ser visto de modo individual, caso a caso.
Por exemplo: já tive pacientes que me falaram:
- Doutor, posso tomar um golinho de champanhe no casamento da minha filha?
E eu:
- claro que pode
Nesse caso é uma situação especial, controlada. Não haveria sentido em privar o meu paciente de um prazer único. Afinal, não é sempre que se casa uma filha e se pode comemorar...

No caso do refluxo aplico os mesmos princípios:

NAO É O PACIENTE QUE SE ADAPTA A DIETA
É A DIETA QUE SE ADAPTA A CADA PACIENTE

Finalmente, mas não menos importante:

sugiro que a senhora converse com seu médico(a). Mesmo que quisesse passar comigo em Consulta, tenho a agenda pessoal totalmente lotada e no momento estou em Atividade Humanitária no Sertão.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.