Quem tem gastrite pode tomar suco de caixinha? Suco de pêssego pode ? E de caju?

1 respostas
Quem tem gastrite pode tomar suco de caixinha?
Suco de pêssego pode ?
E de caju?
Continuo em Aperfeiçoamento em uma Universidade inglesa. Tenho pouco tempo para respostas, pois a exigência intelectual
é alta.
Mas fico tocado ao ver que passamos dos 2,9 milhoes de leitores.
Sua pergunta me chama a atenção. E é a pergunta de muitos.
O senhor(a) quer saber sobre:
- Dietas nas Doenças Digestivas (especialmente para gastrite)
- Gastrite

Nada posso falar sobre seu caso. Como sempre: vou EXPLICAR, de modo genérico sobre as famosas DIETAS NAS DOENÇAS DIGESTIVAS.

Baseio o que falo na minha experiência, que agora chega aos 35 anos de prática- aqui e no Exterior. Claro que também uso dados das Escolas Americana e Britânica, até mesmo por minha formação médica.
Mas ressalvo que NADA que falo é específico para o senhor(a). Somente um médico(a) que CONHEÇA o paciente poderá falar de modo personalizado. E Medicina é PERSONALIZADA.

Ressalva: NADA que falo é para o senhor ou para qualquer outra pessoa que não seja meu paciente. Quem não é meu paciente DEVE SEGUIR A ORIENTAÇÃO DE SEU MÈDICO (a).
Essa é minha recomendaçao: SIGA a orientaçao dada por seu médico(a). Ele(a) conhece sua Historia Clinica, seus exames e tem uma visão do que está acontecendo com o senhor(a). Eu não tenho nenhuma dessas informações e nada posso falar de modo específico ao senhor(a)
E tudo que falo é minha OPINIÃO.

Não vou falar sobre Gastrites por questão de espaço. Mas o senhor(a) pode achar muitas respostas que dei aqui sobre o famoso tema.
Basta entrar no meu Perfil e procurar as mais de 1000 respostas que dei.
Dará um pouquinho de trabalho, mas acho que vale a pena (são quase 2,9 milhoes de leitores que me honram neste site).

Falo abaixo sobre minha opinião sobre as dietas.

SOBRE DIETAS ( e fatores emocionais) nas Doenças Digestivas

Sou um defensor das Dietas Personalizadas.
Hoje, faz pouco sentido o médico tirar da gaveta uma longa lista de alimentos "proibidos" , igual para a moça de 20 anos ou o senhor de 80.
Tudo deve ser adaptado.

É fácil entender. Por exemplo, o bom Médico deve saber QUEM é seu paciente para prescrever uma dieta adequada.

Para orientar nosso pacientes sobre dietas, é PRECISO SABER:

- que idade tem

- tem alguma doença como Diabetes ou Hipertensão?

- é obeso?

-tem outras doenças?
sabemos que pessoas com pressao alta, colesterol alto, diabetes ou inúmeras outras doenças já fazem dietas. Entendo que seria um contra-senso aumentarmos a lista de restrições, ou tornarmos as restriçoes excessivas.

- que estilo de vida tem? por exemplo, um moço que toma um cafezinho com colegas de escritório(café provoca queimação) é diferente de um senhor aposentado que de vez em quando come um salgadinho com os amigos (gorduras provocam queimação na maioria das pessoas).
O bom Médico entende essas peculiaridades e sabe ADAPTAR a dieta ao estilo de vida de seu paciente. Sabe que cada pessoa é diferente.

- há fatores emocionais envolvidos?
a experiência me ensina sempre que a maioria das doenças traz um fator emocional. Por exemplo, recebo muitos pacientes preocupados se sua doença não levará a um câncer. Cabe a mim explicar o que é a Doença e tranquilizar o paciente.
Vejo também muitas pessoas com Ansiedade associada a Doenças Digestivas. Ás vezes, os primeiros 3 ou 4 minutos de Consulta já me mostram que aquela pessoa está ansiosa, ou que outros aspectos emocionais interferem em seu problema digestivo.
Sempre tento fazer meu paciente entender isso. Procuro avaliar a parte tecnica a transmitir confiança ao paciente. Mas, se necessário, não hesito em tratar a parte digestiva ao mesmo tempo em que outro profissional veja a parte emocional. Mas isso varia. Cada caso é um caso.

Concluo: no meu entender , as dietas para as Doenças Digestivas devem ser adaptadas a cada caso. Não há casos idênticos, e assim, não há dietas idênticas.
E a parte emocional costuma ser importante na maioria das doenças. Cabe a mim ver o paciente como um todo, que INCLUI a parte emocional.

Conclusão sobre Dietas

NAO É O PACIENTE QUE SE ADAPTA A DIETA
É A DIETA QUE SE ADAPTA A CADA PACIENTE

Qual minha experiência com as Dietas?

Após tantos anos de prática, aprendi a fazer tudo de modo personalizado. Claro que, lá atrás no início da carreira, eu também tirava dietas prontas da gaveta.
Mas com o passar dos anos aprendi que uma dieta genérica não é factivel. Por exemplo, será que alguém poderá ficar "para sempre" sem um só sanduiche ou fritura por causa de uma gastrite leve?
Hoje, sou muito realista quanto ás dietas, e relativamente liberal.

AOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:
1)
Nas proximas semanas a Clínica não funcionará. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico
Mas, tão logo volte ao Brasil, queremos reformular a Agenda.

Por favor, não tente contato por fone. Não queremos que fique frustrado. Temos grande respeito a nossos pacientes.

Mas, falo algo pessoal:

Sei que as consultas comigo nem sempre tem grande celeridade. A procura é grande, e tenho muitas atividades. E como minhas consultas demoram bastante, posso atender MENOS pessoas por dia. Tenho uma preocupação (quase obsessiva) com qualidade. De nada valeria ver 25 pacientes sem chegar a uma conclusão que os beneficie. Prefiro ver 5 pacientes que eu possa beneficiar e ajudar. QUALIDADE é melhor que quantidade.

E nesse sentido, me atrevo a falar algo pessoal:

Peço a meus (futuros) pacientes que se acharem que alguma demora irá prejudicar sua saúde, procurem outro médico. Não me esperem caso achem que a celeridade é importante.
Sua saúde é IMENSAMENTE mais importante do que eu ter a Clínica lotada.