Quem teve NIC 2 já completamente excisada pela CAF pode inserir DIU?

3 respostas
Quem teve NIC 2 já completamente excisada pela CAF pode inserir DIU?
Se não houver nenhuma alteração no seu colo do útero ou alguma má formação uterina que impossibilite a colocação do DIU, não tem problema. Procure seu ginecologista para um exame uma melhor orientação.

Olá. A infecção pelo HPV, o NIC 2 e o CAF não contra-indicam o uso do DIU. A paciente usuária do DIU tem uma redução em 40% na incidência de lesões em colo uterino pelo HPV e de câncer de colo uterino.
O DIU de cobre tem a duração de 5 a 10 anos. É um método não hormonal com risco de falha de 0,5% por ano. Tem como efeito colateral o aumento do volume menstrual e da cólica menstrual.
O DIU hormonal tem duração de 5 anos. Tem risco de falha de 0,2% por ano. Durante o uso, você poderá ficar a maior parte do tempo sem menstruar. Tem como efeitos colaterais a irregularidade menstrual, principalmente nos primeiros 3 meses, dor nas mamas, aumento de acne e oleosidade da pele.
Os dois DIUs não atrapalham a relação sexual, não geram infecção, não provocam danos ao útero, não provoca alterações no colo uterino, não geram corrimento e não são abortivos.
Discuta com o seu médico a realização da vacina para o HPV. Essa vacina pode evitar a recidiva da lesão de alto grau no colo uterino.
Sim . Mas é importante ter realizado e continuar realizando o seguimento colposcópico e citológico pos caf até ter alta pelo profissional especializado em patologia cervical .