Queria saber pq insistem em acabar com os hospitais psiquiátricos. Um doente em surto matou varias crianças

7 respostas
Queria saber pq insistem em acabar com os hospitais psiquiátricos. Um doente em surto matou varias crianças pequenas numa creche na minha cidade. Essa pessoa não deveria estar internada num manicômio? Meu coração tá em luto! Que tristeza. É pra Caps resolver isso tudo? Pq fazem isso?
Olá. Os manicômios foram fechados por causa das condições desumanas em que os doentes mentais viviam.
Eram acorrentados e não recebiam tratamento, muitas vezes drogados até sofrerem overdose e morrer sem apoio das famílias.
O papel do Capa é justamente para humanizar o tratamento e deixar o portador de sofrimento mental mais perto da sociedade e de sua família
No caso de Janaúba não sabemos a condição deste indivíduo, se estava diagnosticado e medicado. Estamos todos de luto.

A maioria dos hospitais foram fechados mas para esses casos gravíssimos continuam hospitais de referência para essas situações perigosas
.A ideia do hospital dia que deveríamos ter em todos os CAPS é pra suprir a internação ....nesse caso o paciente não distância da família evtoma a medicação necessária
Mas parece que nesse caso ...segundo a mídia ...o criminoso era diagnosticado como depressivo...Então parece que esse é um caso de saúde púbica deficitária
Acredito que o psiquiatra teria mais propriedade para contribuir com a sua pergunta...inclusive citar a questão legislativa antimanicomial
Numa complexidade, querer associar loucura com periculosidade parece simplista. Loucura é um estado de profundo sofrimento e consequente ruptura com a realidade, devendo ser enfrentada como tal. Por conta de distorções nos conteúdos deste tema tão delicado -equivalendo perigo com loucura, é que os cuidados destinados aos portadores sintomáticos passaram a ser em manicômios deixando a sociedade apartada, leiga, ignorante, preconceituosa e desumana. Além disso, muros hospitalares é "uma forma" de entender o NORMAL e o PATOLÓGICO (dentro e fora do hospital). Entendo que a saúde mental deva preservar seu caráter de qualidade de vida, inclusão social, humanidade, mas sem excluir qualquer possibilidade de internação QDO FOR O CASO.A escuta atenta de uma sociedade sem preconceitos, informada e com leitos em Hospitais Gerais, já seria um grande avanço. O q foi posto na mídia foi uma tragédia e não se deve basear opiniões apenas no senso comum. Seria concorrer com mais distorções.
No meu entendimento CAPS foram criados para humanização do tratamento aos doentes mentais principalmente os internados em manicômios. Esses doentes eram amontoados nessas casas que os mantinham dopados para resolução das crises sem que fossem procurados razões e tratamento para elas!
Estamos todos tristes e em luto! Mas reflitamos!
A pessoa que fez essa barbárie estava diagnosticada? Recebendo tratamento adequado?
CAPS favorecem tratamento em todas as modalidades que essas pessoas necessitam: atendem ou encaminham, oferecem tratamento multidisciplinar: psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional....
Olá você sabe que dizemos na Psicanálise que "o homem é o lobo do homem" que significa que o homem é o seu próprio inimigo. Esta frase foi proferida por um dramaturgo romano chamado Platus que quis simbolizar o lado selvagem do homem capaz de cometer atrocidades contra o próprio humano, o que acabamos de ver acontecer ai em sua cidade. Não é fácil nos deparar com este lado do ser humano, nem tampouco conseguir conceber que cada um de nós tem um lado sombrio que sequer conhecemos. Este é o caminho proposto pela psicanálise, que o homem, todos nós possamos ampliar através da Psicoterapia Psicanalítica e da Análise nosso autoconhecimento para que possamos entre outras coisas saber lidar e conviver com estas mazelas que tanto nos assustam. Fica aqui o convite, que histórias terríveis como esta possam nos instigar a começar por si mesmos a busca por quem de fato somos nós. Um abraço.
Ola! A reforma psiquiátrica tem como objetivo humanizar os hospitais e possibilitar canais, menos institucionalizastes, para as pessoas en sofrimento psíquico. Os hospitais deveriam passsr por essa transformação tb, acredito que acabar com todos os hospitais seria uma solução viável, diante de uma demanda cada vez maior, mas a importância dos Caps eh indiscutível. Através desse novo movimento na saúde mental está sendo possível, principalmente para as pessoas menos favorecidas e regiões "esquecidas" pelo governo, atendimento e diminuição do sofrimento. Infelizmente, as tragédias fazem parte da humanidade no Brasil e no mundo.
Olá, amigo (a)! Compartilho do seu luto. Trata-se realmente de uma tragédia. Porém não é a existência do hospital psiquiátrico que evitaria tais incidentes como esse. No campo da solidariedade, você sofrerá também muito, se se aprofundar nas histórias destes hospitais a que se refere terem acabado. Se o assassino estivesse em tratamento psiquiátrico e Psicólogico, dificilmente cometeria esse ato. Estou à disposição! Um abraço!